9 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 46

46) No sinal da cruz, como exprimimos nós os dois mistérios principais da fé?
No sinal da cruz, com as palavras, exprimimos a Unidade e Trindade de Deus, e com o traço da cruz, a Paixão e a Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não há na Terra gesto mais delicado e gentil, do que unir a mãe as mãozinhas do seu filhinho para fazê-lo rezar. Todas as mães cristãs renovam este gesto de fé, ensinando-o a seus filhos, quando eles apenas desabrocham para a vida.
As almas de fé viva, fazem com respeito e devoção o sinal da cruz. Santa Bernadette Soubirous aprendeu, com a Imaculada Conceição, na gruta de Massabielle, a benzer-se com profunda piedade!
O cristão santifica todas as suas ações com o sinal da cruz. "Nós - escrevia já Tertuliano - fazemos o sinal da cruz antes da viagem e do repouso, quando nos levantamos e nos sentamos à mesa, no princípio e no fim de cada dia, nos perigos da alma e do corpo".
É utilíssimo fazer sempre e devotamente o sinal da cruz, porque é ato externo de fé, reaviva em nós esta virtude, vence o respeito humano e as tentações e nos obtém as graçås de Deus.
"Pelo sinal da cruz livrai-nos, Senhor, dos nossos inimigos". (Palavras da Liturgia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.