12 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 48

48) Quem são os puros espíritos?
Os puros espíritos são seres inteligentes, sem corpo.
Os espíritos celestes aparecem geralmente aos homens sob a forma de lindos jovens, de guerreiros, de mensageiros do Senhor.
Não se deduz, por isso, que eles tenham corpo; sendo puros espíritos nada têm de corpóreo nem mesmo poderiam ser representados aos nossos sentidos. Deus permite que eles apareçam sob forma humana para que os homens possam perceber-lhes a presença e compreender-lhes o ofício. Assim também os artistas, para auxiliarem nossa imaginação, representam os anjos sob forma de meninos ou de graciosos adolecentes, adornados de esplendor, de inocência e de santidade. Representam-nos quase etéreos e com asas, para mostrar-nos com que rapidez executam eles os desejos de Deus.
Vê com que maestria Paulo Veronese soube pintar um grupo de espíritos celestes. Imersos num mar de luz divina, jubilosos, cantam hinos de glória ao Senhor, em modulações angélicas. Outros, precipitam seu vôo para Terra, com palmas, coroas, lírios e rosas, como que a encorajarem os homens na luta contra o mal.
Aos olhos de Deus, são os puros espíritos de incomparável beleza, porque são ricos de graça e de santidade, dotados de perfeita inteligência e esta é superior a qualquer força criada. Seu número é incalculável e, como afirma Santo Tomás, supera todas as criaturas materiais reunidas. São como um esplêndido e maravilhoso exército! Costuma-se dividi-los em nove coros: Anjos, Arcanjos, Principados, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Querubins, e Serafins.
"Anjos do senhor, bendizei o Senhor!" (Daniel,3,58).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.