8 de setembro de 2013

Confiança! - Pe. Thomas de Saint Laurent - 19

O Livro da Confiança

Pe. Thomas de Saint Laurent


Capítulo IV - A Confiança em Deus e as nossas necessidades espirituais

IV - A vista do Crucifixo deve reanimar-nos a confiança 

Se alguma vez, nas lutas íntimas, vos sentirdes fraquejar na confiança, meditai as passagens do Evangelho que vos acabo de indicar.

Contemplai essa cruz ignominiosa, sobre a qual expira o vosso Deus. Olhai para a sua pobre cabeça coroada de espinhos, que tomba inerte sobre o peito. Considerai os olhos vítreos, a face lívida onde se coagula o sangue precioso. Olhai para os pés e as mãos traspassadas, para o corpo malferido. Fixai sobretudo o coração amantíssimo que acaba de ser aberto pela lança do soldado: dele correram umas poucas gotas de água ensangüentada... Tudo vos deu!... Como será possível desconfiar desse Salvador?
 
De vós, porém, espera Ele retribuição de afecto. Em nome do seu amor, em nome do seu martírio, em nome da sua morte, tomai a resolução de evitar doravante o pecado mortal.
 
A fraqueza é grande, bem sei, mas Ele vos ajudará. Apesar de toda a boa vontade, tereis talvez quedas e reincidências no mal, mas o Senhor é misericordioso. Só pede que não vos deixeis adormecer no pecado, que luteis contra os maus hábitos.
 
Prometei-Lhe confessar-vos logo e nunca passar a noite tendo sobre a consciência um pecado mortal.
 
Felizes sereis, se mantiverdes corajosamente essa resolução!... Jesus não terá derramado em vão, por vós, o seu Sangue bendito.
 
Tranquilizai-vos quanto às vossas íntimas disposições. Tereis assim o direito de encarar com serenidade o temeroso problema da predestinação: trareis sobre a fronte o sinal dos eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário