6 de setembro de 2013

Confiança! - Pe. Thomas de Saint Laurent - 17

O Livro da Confiança

Pe. Thomas de Saint Laurent


Capítulo IV - A Confiança em Deus e as nossas necessidades espirituais

II - A graça pode santificar-nos num instante

Abismo da humana fraqueza, tirania dos maus hábitos! Quantos cristãos recebem no tribunal da Penitência a absolvição das suas faltas; é sincera neles a contrição, enérgicas são as suas resoluções... e caem de novo nos mesmos pecados, por vezes graves; o número das suas quedas cresce sem cessar! Não terão, então, sobejas razões de desânimo?...
 
Que a evidência da própria miséria nos mantenha na humildade, nada mais justo.
 
Que ela nos faça perder a confiança - será uma catástrofe, mais perigosa do que tantas recaídas no erro.
 
A alma que cai deve levantar-se imediatamente. Não deve cessar de implorar a piedade do Senhor. Não sabeis que Deus tem as suas horas e pode num instante elevar-nos à mais sublime santidade?!
 
Não tinha por acaso levado Maria Madalena uma vida criminosa? A graça, no entanto, transformou-a instantaneamente. Sem transição, de pecadora tornou-se grande Santa. Ora, a ação de Deus não se reduziu no seu alcance. O que fez para outros poderá fazer para vós. Não duvideis: a oração confiante e perseverante obterá a cura completa da vossa alma.
 
Não me alegueis que o tempo passa e já toca talvez ao termo a vossa vida.
 
Nosso Senhor esperou a agonia do bom ladrão para atrai-lo a Si vitoriosamente. Num só minuto esse homem tão culpado converteu-se! A sua fé e o seu amor foram tão grandes que, apesar dos seus grandes crimes, nem passou pelo Purgatório; ocupa para sempre um lugar elevado nos Céus.
 
Que nada, pois, altere em vós a confiança! Do fundo do abismo embora, apelai sem trégua para o Céu. Deus acabará por responder ao vosso apelo e operará em vós a sua justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.