23 de setembro de 2013

Pensamentos escolhidos do Cura d'Ars.

III - Como é doce servir a Deus 

As pessoas do mundo dizem que é demasiado difícil fazer a própria salvação. Nada há entretanto mais fácil: Observar os mandamentos de Deus e da Igreja, e evitar os sete pecados capitais; ou então, se quiserdes, fazer o bem e evitar o mal; é só isso! 
Os bons cristãos que trabalham em salvar a sua alma, estão sempre felizes e contentes; gozam antecipadamente da felicidade do céu; serão felizes durante toda a eternidade. Ao passo que os maus  cristãos que se condenam são sempre para lastimar; murmuram, são tristes, e serão durante toda a eternidade. 
Um bom cristão, um avaro do céu, faz pouquíssimo caso dos bens da terra; pensa só em embelezar sua alma, em acumular aquilo que o deve contentar sempre, aquilo que deve sempre durar. Vede os reis, os imperadores, os grandes da terra: são bem ricos; estão, porém, contentes? Se amam o bom Deus, sim; mas ao contrário, não; não estão contentes. Eu de mim acho que não há nada tanto para lastimar como os ricos, quando não amam o bom Deus. 
Ide pelo mundo, de reino em reino, de riqueza em riqueza, de prazer em prazer, não achareis a vossa felicidade. A terra inteira não pode contentar uma alma imortal, da mesma sorte que uma pitada de farinha, na boca de um faminto, não pode saciá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário