[Sermão] Nossa Senhora das Dores, a corredentora
Sermão para o 17º Domingo depois de Pentecostes – Festa de Nossa Senhora das Dores
15.09.2013 – Padre Daniel Pinheiro
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Ave Maria…
O Livro do Apocalipse nos diz que
“apareceu no céu um grande sinal: Uma mulher vestida de sol, e a lua
debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça;
e, estando grávida, clamava com dores de parto, e sofria tormentos para
dar à luz.” Nós já vimos, na Solenidade da Assunção,
que essa mulher representa, principalmente, Nossa Senhora, já vimos o
que significa ela estar vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés e
coroada de doze estrelas. Mas vemos também que ela está grávida e sofre
com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Ora, sabemos
que as dores do parto são consequência do pecado original, são uma pena
pelo pecado original. Todavia, sabemos também que Nossa Senhora foi
concebida sem o pecado original e sabemos que Nosso Senhor foi concebido
no seio de Maria por obra do Espírito Santo. A partir disso, somos
obrigados a concluir que Nossa Senhora não sofreu as dores do parto ao
dar à luz o Menino Jesus. Mas o texto do Apocalipse é claro. A Mulher
está grávida e sofre com as dores do parto e sofre tormentos para dar à
luz. Que filho é esse, então, e que dores são essas, caros católicos?
Esse filho de que nossa senhora está grávida somos nós, prezados
católicos, somos nós, seus filhos na ordem da graça. Se Nossa Senhora
deu à luz o Menino Deus sem dor, ela nos gera para a vida da graça em
meio às maiores dores e sofrimentos. Se ela deu à luz a Cabeça, que é
Cristo, sem dor, nós, os membros do corpo místico de Cristo, somos
gerados com dor. Somos gerados pela dor de Cristo, pelos seus
sofrimentos nesse mundo, e somos gerados pelas dores de Nossa Senhora,
dores que acompanham o seu Filho, dores que ela aceitou e ofereceu para a
nossa salvação. Nossa Senhora, ao dizer o “fiat” ao Anjo Gabriel, ao
aceitar a Encarnação do Verbo, ao se submeter inteiramente à vontade de
Deus, aceitou também todos os sofrimentos ligados ao seu papel de Mãe do
Redentor. Ela aceitou cooperar na nossa redenção pelas suas dores,
oferecendo seu filho. Nossa Senhora é verdadeiramente corredentora
nossa. Claro que seu papel na redenção não é paralelo e independente de
Cristo. Ao contrário, a participação de Nossa Senhora na nossa redenção é
subordinada, dependente de Cristo e secundária. Nada falta na redenção
feita por Cristo, que é verdadeiramente homem e Deus. Não obstante, Ele
quis associar de modo particular Nossa Senhora na obra da redenção.
Um dos princípios que nos guiam quando
falamos de Maria Santíssima é a antítese ou a contraposição com relação à
Eva e ao papel de Eva no pecado original. No pecado original, Eva
coopera com o pecado de Adão, mas o pecado original é só de Adão, pois
só ele é realmente a origem do gênero humano. Se só Eva tivesse pecado,
seria um pecado pessoal, não haveria o pecado original que herdamos
todos e que nos faz nascer sem a graça santificante, sem a amizade com
Deus. Eva coopera formalmente no pecado de Adão, mas o pecado é de Adão.
Se invertermos, então, as coisas, temos que Nossa Senhora coopera na
obra da redenção, feita por Cristo, o novo Adão. Se Cristo não tivesse
sofrido e morrido na Cruz, Nossa Senhora nada poderia fazer. Toda a
redenção vem de Cristo, Nossa Senhora é redimida e se ela coopera na
obra da redenção é em virtude das graças obtidas por Cristo. Mas Cristo
quis que Nossa Senhora cooperasse, de forma dependente, subordinada e
secundária, na obra da nossa redenção, de nossa salvação. Nossa Senhora é
realmente nossa corredentora, sem que isso tire em nada a glória de seu
Filho e o valor infinito de sua encarnação e morte. Se Nossa Senhora é
corredentora, isso é já um fruto da redenção.
Nossa Senhora oferece à Santíssima
Trindade todas as suas dores – principalmente desde o momento da
Encarnação – para a nossa redenção. Nossa Senhora, sendo Mãe do
Redentor, o acompanha em todos os seus sofrimentos e penas durante toda a
sua vida e principalmente em sua paixão e morte. Inúmeras são as dores e
os sofrimentos de Nossa Senhora para nos gerar para a graça. São
inúmeras as dores de Nossa Senhora durante toda a sua vida. A Igreja e o
povo devoto escolheram principalmente sete dores de Nossa Senhora,
dores que resumem todas as outras. A primeira delas é a profecia de
Simeão, profecia de que uma espada transpassaria o coração de Nossa
Senhora. Por essa dor, podemos pedir a Deus que imprima em nossas almas a
Paixão de Cristo e as dores de Nossa Senhora, para que tenhamos sempre
presente o quanto vale a nossa alma e o quanto custa o pecado, e
podermos assim emendar a nossa alma. A segunda dor é a fuga para o
Egito. Por essa dor, podemos pedir à Virgem Dolorosa a graça de sofrer
com paciência até a morte todas as provações dessa vida. A terceira dor é
a perda do Menino Jesus em Jerusalém durante três dias. Por essa dor,
podemos pedir a graça de nunca perdermos Deus e a graça de morrermos
unidos a Ele. A quarta dor é o encontro da Santíssima Virgem com seu
Filho no caminho da Cruz. Por essa dor, podemos pedir a graça da
conformidade com a vontade de Deus em todas as coisas e a graça de
carregar a nossa cruz com alegria até nosso último suspiro. A quinta dor
é a crucificação de Nosso Senhor. Por essa dor, podemos pedir a graça
de viver e morrer crucificados para tudo o que é mundano. A sexta dor é a
descida da Cruz, é Nossa Senhora que tem em seus braços seu Filho morto
e desfigurado. Por essa dor, podemos pedir a graça do arrependimento e
do perdão de nossos pecados. A sétima dor é o sepultamento de Cristo. E
por essa dor, devemos pedir a graça da perseverança final.
São inúmeras as dores de Nossa Senhora e
ainda maior é a qualidade e a intensidade dessas dores. Quanto maior é o
amor, maior é a dor, ao ver o bem amado sofrer. O amor de Nossa Senhora
por seu Divino Filho não pode ser calculado. Podemos, então, imaginar a
sua dor diante do desprezo dos homens pelo Salvador, diante da
crueldade, diante do deicídio. Nossa Senhora sofria enquanto Mãe de
Cristo, mas também enquanto nossa Mãe, vendo tantos de seus filhos
ofendendo a Deus. A Virgem Dolorosa sofreu mais do que todos os mártires
juntos e deveria ter morrido de tanta dor, se Deus não a tivesse
conservado em meio a tantos e tão grandes sofrimentos para que ela
participasse da nossa redenção. Nossa Senhora, unida a Cristo, aceitou
as dores e ofereceu as dores à Santíssima Trindade para nos salvar.
Todavia, quão esquecidas são as dores de
Nossa senhora, caros católicos. A Virgem Santíssima, Santo Afonso nos
diz (Glórias de Maria, 367), queixou-se à Santa Brígida de que muito
poucos são os que dela se compadecem e que a maior parte dos homens vive
esquecida de suas aflições. Em seguida, a Virgem recomendou à Santa que
guardasse continuamente a memória dessas dores. Consideremos, pois, com
frequência as dores de Nossa Senhora, caros católicos, e nelas
encontraremos grandes consolos e grandes graças. Grandes consolos porque
veremos que não há dor em nossa vida que supere as dores de Nossa
Senhora. E uma Mãe que sofreu tanto se compadece ainda mais de seus
filhos em seus sofrimentos. As dores de Nossa Senhora nos ensinam que
aquele que semeia nas lágrimas, colhe na exultação, na alegria, como diz
o Salmo (125). Nas aflições, nas provações, nas cruzes, olhemos para as
dores de Nossa Senhora. Ela sofreu mais, e pode e quer nos consolar.
Ela semeou nas lágrimas e colheu na alegria eterna. Olhemos para Nossa
Senhora e seu coração transpassado pelas sete espadas. Encontraremos na
Virgem Dolorosa a doçura necessária para suportar as nossas dores. No
pecado, olhemos para as dores de Nossa Senhora e para a paixão de
Cristo, e encontraremos graças abundantes de conversão. Olhemos para a
Virgem Dolorosa e tenhamos uma grande gratidão por tudo aquilo que
sofreu por nós em união com seu Divino Filho. Olhemos para Maria e
vejamos do que é capaz uma Mãe que ama seus filhos.
Grandes graças, nos diz o mesmo Santo
Afonso, estão reservadas aos devotos das dores de Nossa Senhora. O Santo
relata a seguinte revelação feita a S. Isabel a esse respeito: “São
João Evangelista, depois da Assunção da Senhora, muito desejava revê-la.
Obteve, com efeito, essa graça e sua Mãe querida apareceu-lhe em
companhia de Jesus Cristo. Ouviu em seguida Maria pedir ao Filho algumas
graças especiais para os devotos de suas dores, e (ouviu) Jesus prometer quatro principais graças. Ei-las: 1º) esses devotos terão a graça de fazer verdadeira penitência por todos os seus pecados, antes da morte; 2º) Jesus guardá-los-á em todas as tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte; 3º) Ele lhes imprimirá no coração a memória de sua Paixão, dando-lhes depois um prêmio especial no céu; 4º)
por fim, os deixará nas mãos de sua Mãe para que deles disponha a seu
agrado, e lhes obtenha todos e quaisquer favores.” (Santo Afonso Maria
de Ligório, Glórias de Maria, p. 368). Segundo esse relato, a devoção às
Dores de Nossa Senhora é de origem apostólica. Mas nem precisávamos
desse relato para saber disso. Basta considerar os Evangelhos, sobretudo
o de São João, que nos diz que Nossa Senhora estava lá de pé, diante de
Deus, de pé para mostrar seu consentimento, sua adesão total à obra da
redenção, para mostrar a ausência de desespero, para mostrar a
serenidade no meio das maiores dores. É evidente que os primeiros
cristãos não podiam deixar de considerar as dores de Nossa Senhora.
Assim, prezados católicos, dada a
excelência particular dessa devoção a Nossa Senhora das Dores, dado que
ela tanto agrada a Nosso Senhor e a Nossa senhora, dado que ela
manifesta o fato de que Nossa Senhora é corredentora, dado que essa
devoção consola o Coração de Maria, dado que ela nos obtém grandes
graças, recomendo a todos uma grande devoção às dores de Nossa Senhora. E
levando tudo isso em consideração, depois da novena preparatória que
fizemos, peço a cada um que se consagre a Nossa Senhora das Dores, com
verdadeira intenção de emendar-se, de viver uma vida santa. É o que
faremos recitando juntos o ato de consagração a Nossa Senhora das Dores.
E consagrando-nos, consagraremos também esse nosso singelo apostolado,
para que plantando nas lágrimas possamos colher na exultação. Porque,
vejam, o fruto das dores de Nossa Senhora e da devoção à Virgem Dolorosa
é a alegria. Por isso, o Papa Pio VII coloca a alegria como última
invocação da Ladainha de Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora das
Dores é a alegria de todos os santos, porque nos traz a salvação pelo
seu Filho, porque unida a Ele nos redime, porque nos consola nas
angústias e sofrimentos. Coloquemos, então, esse nosso apostolado nas
mãos de Nossa Senhora das Dores, para que cada um de nós e para que os
que vierem depois de nós possam colher na alegria da vida eterna.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
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