14 de setembro de 2013

Tesouro de Exemplos - Parte 393

UMA LUZ SAIA DO TÚMULO

Numa ilha do Lago Maior, na Itália, um jovem e ardente diácono foi martirizado cruelmente. Seu Nome era Arialdo. Os carrascos sepultaram-lhe o cadáver no mesmo sítio do martírio, julgando que tudo estava acabado. Mas eis que, à noite, uma luz vivíssima saía da tumba e todos os pescadores do lago, v endo-a,
acudiram ao local. Oliva, a mulher perversa que o mandara matar, cansada do que se falava, ordenou que levassem o cadáver para outra ilha. Ali também se renovou o prodígio e com mais luzes ainda. O cadáver foi então arrojado a um sótão do castelo de Travallio. Mas fachos de luzes, que traspassavam as paredes e as profundidades, indicavam aos homens onde se achava o corpo do Santo. Resolveu-se por isso, lançá-lo ao lago atado com uma grande pedra, para que o corpo não voltasse nunca mais à superfície.
Note-se que o que aqui se refere está nas memórias contemporâneas sôbre as quais não há motivo de dúvida alguma.
Dez meses depois, reapareceu o corpo à flor da água e foi pôsto intacto sôbre a margem do Valtravaglia. Oliva teve receio e procurou sufocar a notícia do maravilhoso caso. Mandou transportar o corpo ao penhasco de Arona, encarregando seus servos de o destruírem a ferro e fogo. Mas tudo em vão. O povo 
da cidade de Milão, logo que soube do sucesso, saiu com bandeiras e armas à conquista do santo corpo. Foi numa manhã luminosa: O corpo do mártir Arialdo, colocado numa nau, navegava ao largo do rio Ticino. O' maravilhoso triunfo da fé! Sôbre as duas margens do rio o povo estava apinhado, empunhando cruzes e velas. Repicavam os sinos. As crianças tocavam campainhas, tôda árvore e todo lugar alto era ocupado pelos fiéis desejosos de ver o corpo; os enfermos saravam, os pecadores choravam suas culpas e todos se sentiam trocados e mudados para uma vida melhor (Cf. Meda, Bassorilievi).
Como o esplendor dos santos, assim é a fôrça e a luz da verdade que emana da Igreja. Em vão se quer combater a fé, combater o papa. A Igreja triunfará com Cristo hoje e sempre e por todos os séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.