25 de setembro de 2013

Pensamentos escolhidos do Cura d'Ars

IV - O mundo presente e o mundo futuro 

O mundo passa; e nós passamos com ele .
Os reis , os imperadores, tudo se vai. Abismamo-nos na eternidade, donde não voltamos mais. trata-se só de uma coisa: salvar a nossa pobre alma. 
Os santos não eram apegados aos bens da terra; só pensavam nos do céu.  A gente do mundo, ao contrário, só pensa no tempo presente.
Deve-se fazer como os reis. Quando vão ser destronados, mandam na frente os seus tesouros; esses tesouros esperam por eles. Assim, também, um bom cristão manda todas as suas boas obras para a porta do céu.
O bom Deus nos pôs na terra para ver como nós nos comportaríamos nela, e se o amaríamos; mas ninguém fica na terra.
Se refletíssemos nisto, elevaríamos incessantemente os nossos olhares para o céu, nossa verdadeira pátria. Mas nós nos deixamos levar para cá e para lá pelo mundo, pelas riquezas, pelos gozos.
Vede os santos: como eram desapegados do mundo e da matéria! como olhavam tudo isso com desprezo! Um religioso, tendo perdido os pais, ficava dono de grandes bens. Quando lhe noticiaram isso, disse ele: "Quanto tempo há que meus pais morreram? - Três  semanas, responderam-lhe. - Dizei-me se uma pessoa que morreu pode herdar? - Não, certamente. - Pois bem! eu não posso herdar dos que morreram há três semanas, eu que morri há vinte anos."
A terra é uma ponte para passar a água; serve só para sustentar-nos os pés...Nós estamos neste mundo, mas não somos deste mundo, já que dizemos todos os dias: - Pai Nosso , que estais no céu...Há portanto, que aguardar a nossa recompensa quando estivermos em nossa casa, na casa paterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.