3 de setembro de 2013

Confiança! - Pe. Thomas de Saint Laurent - 14

O Livro da Confiança

Pe. Thomas de Saint Laurent


Capítulo III - A Confiança em Deus e as necessidades temporais

IV - Procurar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça

“Procurai pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo”.

Foi assim que o Salvador concluiu o discurso sobre a Providência. Conclusão consoladora, que encerra uma promessa condicional; de nós depende o sermos por ela beneficiados.
 
O Senhor se ocupará tanto mais dos nossos interesses quanto nós com os dEle nos preocuparmos.
 
Convém parar para meditarmos as palavras do Mestre.
 
Uma questão logo se nos depara: onde se acha esse Reino de Deus que devemos procurar antes de tudo o mais?
 
“Dentro de vós” (37), responde o Evangelho.
 
“Regnum Dei intra vos est”. 

Procurar o Reino de Deus é, pois, levantar-Lhe um trono na nossa alma; é submetermo-nos inteiramente ao seu domínio soberano. Sujeitemos todas as nossas faculdades ao cetro misericordioso do Altíssimo. Que a nossa inteligência se lembre constantemente da sua presença; conforme-se a nossa vontade em tudo com a sua vontade adorável; voe o nosso coração para Ele com freqüência, em atos de caridade ardente e sincera. Praticaremos, assim, essa justiça que, na linguagem da Escritura, significa a perfeição da vida interior. Seguiremos, então, à risca, o conselho do Salvador: procurar o Reino de Deus.
 
“E tudo o mais vos será dado por acréscimo”.
 
Há aí uma espécie de contrato bilateral; do nosso lado trabalhamos para a glória do Pai celeste; do seu lado o Pai se compromete a prover às nossas necessidades.
 
Lançai, pois, todas as vossas preocupações no Coração Divino; cumpri o contrato que Ele vos propõe; Ele cumprirá a palavra dada: velará sobre vós e “vos sustentará” (38).
 
“Pensa em mim, diz o Salvador a Santa Catarina de Siena, e Eu pensarei em ti...” E, séculos mais tarde, no mosteiro de Paray-le-Monial, prometia a Santa Margarida Maria, para aqueles que fossem particularmente devotos do Sagrado Coração, o êxito das suas empresas.
 
Feliz o cristão que se conforma bem com essa máxima do Evangelho! Ele procura Deus e Deus lhe zela os interesses com a sua omnipotência: “que lhe poderá faltar?” (39).
 
Pratica as sólidas virtudes interiores, e evita assim toda a desordem: as faltas, os vícios que são as causas mais comuns dos fracassos e das ruínas.

_______________________________________
37 ) Lc. 17, 21.
38 ) “Descarrega sobre o Senhor os teus cuidados, e ele te sustentará” (Salmos, 54, 23).
39 ) “O Senhor é meu pastor, e nada me falta” (Salmos, 22, 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.