16 de setembro de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 202

VENCIDO PELA PACIÊNCIA DE DEUS

A vida do venerável Queriolet, contemporâneo de S. Vicente de Paulo, é a mais bela prova da paciência de Deus com o pecador. Até aos trinta anos, esta alma impetuosa vivera numa contínua alternativa de confissões e pecados.
Depois, possuído de um ódio satânico contra Jesus Cristo, partiu para Constantinopla para se fazer maometano. Num bosque da Alemanha foi assaltado por assassinos que, depois de matarem seus dois companheiros, queriam acabar com êle também. Diante da morte iminente, Queriolet fêz voto a Nossa Senhora de converter-se se ela o livrasse dos assassinos. Ela o livrou, mas êle não se converteu e, não tendo podido fazer-se maometano, fêz-se huguenote ao regressar à França. Deus, porém, o seguia como o pastor procura a ovelha desgarrada. Numa tenebrosa noite de grande tempestade, acorda com a queda de um raio sôbre a casa. Queriolet salta do leito coms uma fera, cerra os punhos e blasfema. Qualquer homem já se teria cansado de suportá-lo; mas Deus não se cansa e o segue. Em Loudun, uma pobre mulher desconhecida o detém e lhe diz: "Tu tens um voto a cumprir. Lembras-te do Que, naquele bosque na Alemanha, te queriam assassinar?" Queriolet treme como naquele dia, em que estêve nas mãos dos assassinos.
Mas, como o sabia aquela mulher, se êle a ninguém o comunicara? Teria Deus suscitado aquela mulher para a sua conversão? Deus ainda tinha compaixão dêle para o chamar daquela maneira? Êste pensamento venceu-o finalmente, e depois de alguns anos, Queriolet ressuscitava à graça para nunca mais cair, tornando- se a admiração do mundo inteiro por suas virtudes.
Não obstante nossos grandes pecados, não desesperemos; voltemos a Deus.
Êle nos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário