2 de setembro de 2014

A hediondez espírita - Dom Corrêa (21/22)

A HEDIONDEZ ESPÍRITA

Dom José Eugênio Corrêa
Bispo de Caratinga
(1957-1978)

21. FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO

Está claro que se Jesus Cristo instituiu a sua Igreja, continuadora de sua obra e dos Apóstolos, ninguém poderá estar certo e agradar a Deus fora desta Igreja. Daí o axioma que vem dos antigos Padres, sobretudo de São Cipriano: «extra Ecclesiam non est salus» — fora da Igreja não há salvação:

Cristo disse aos seus ministros: «Ide, ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quem crer e for batizado, será salvo; quem não crer, será condenado... ». «Ensinando-as a observar TUDO o que vos tenho mandado...»

Quem não crer tudo e não observar tudo... Quem não estiver com Cristo em tudo, estará contra Cristo... Não poderá salvar-se!

A heresia, que aceita umas tantas coisas, não aceita outras; o unilateralismo e o espírito estreito das seitas religiosas, que selecionam o que querem crer, conforme seus critérios pessoais... não está com Cristo em tudo.

Se alguém, todavia, estiver fora da Igreja, não por culpa própria; seguindo de boa fé sua religião, mesmo só obediente à lei natural, é uma alma naturalmente cristã, faz o que pode, agrada a Deus, e será salva...

Mas quem vê a igreja Católica deve pensar pelo menos no problema da verdadeira Igreja... Há de ter dúvida... Estará obrigado em consciência a procurar lealmente a verdade... E as almas bem intencionadas o Espírito Santo não deixará nas trevas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.