9 de setembro de 2014

Do diabólico delírio dos mórmons - Pe. Leslie Rumble, M.S.C. (9/20)

Os Mórmons
ou
"Santos dos Últimos Dias"

Padre Leslie Rumble, M.S.C.
Doutor em Teologia  
Missionarii Sacratissimi Cordis
"Missionários do Sagrado Coração"

ASPECTO HISTÓRICO
Joseph Smith começou a organizar os seus sectários em Igreja em Palmyra, N.Y., em 1830; mas em Fayette, N.Y., a 6 de abril desse ano, é que a nova seita foi formalmente constituída sob o título de "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias".
Todavia, as estranhas doutrinas dos Mórmons despertaram muita hostilidade, e a oposição forçou-os a emigrar para Kirtland, Ohio, para onde eles se transferiram em janeiro de 1831. Smith decidiu que Kirtland devia ser Sião, ou a Nova Jerusalém, de onde Cristo reinaria após a sua volta a este mundo. Mas um contratempo em torno de um Banco que ele fundara, e do qual emitiu notas sem valor, tornou-se expediente de uma nova revelação indicando que a Sião devia ser estabelecida em Jackson County, Missouri, e não em Ohio. Por isso Smith e Rigdon levaram os seus sectários para Missouri. Mas os Missourianos declararam-lhes guerra, e os Santos dos Últimos Dias transferiram-se para Illinois, onde, em 1838, nas margens do Mississipi, fundaram a cidade de Nauvoo — nome que Smith declarou hebraico e querendo dizer "Belo Lugar".
Em Nauvoo, em 1843, Smith pretendeu ter recebido uma revelação que ordenava os casamentos polígamos, e agiu de acordo com ela, tomando mulheres adicionais, e desvencilhando-se das objeções de sua mulher legal, Emma, com intimá-la a submeter-se à Vontade de Deus. Mas não demorou muito no gozo do modo de vida patriarcal. O povo levantou-se em revolta contra as práticas dos Mórmons. Joseph Smith e seu irmão Hyrum foram detidos e metidos na cadeia de Cairo, para ali aguardarem o julgamento. Mas a plebe enfurecida não quis saber de julgamento. Irrompeu na cadeia a 27 de junho de 1844 e fuzilou os dois irmãos.
Sidney então reclamou sucessão à Presidência, argumentando que desde o começo tinha sido conselheiro de Smith; mas Brigham Young, que aderira à Igreja em 1832, é que foi eleito. Brigham Young excomungou Rigdon e então, para fugir a ulteriores embates com a lei da terra, começou a emigração para o longínquo Utah em 1847, para ali fundar Salt Lake City (Cidade do Lago Salgado) às margens do Grande Lago Salgado.
Que ele foi bem sucedido evidencia-se pelo fato de haver morrido, uns trinta anos depois, deixando mais de um milhão de dólares a dezessete esposas e cinqüenta e seis filhos. 
Por alguns anos a Igreja Mórmon, com a ajuda de imigrantes convertidos vindos de além-mar, cresceu fenomenalmente e construiu uma comunidade independente em coisas tanto temporais como espirituais, inteiramente isolada e livre dos "gentios". Em 1893, o Templo em Salt Lake City foi completado a um custo de três milhões de dólares; e, por um sistema de dízimos, mais de quatro milhões de dólares são arrecadados anualmente para fins da Igreja. Mas a crescente invasão de Utah pelos "gentios" e as relações de negócio com eles estão resultando em grandes transformações sociais; enquanto que o espírito, bem mais crítico, da época moderna tem reduzido firmemente o número dos que se convertem às fantásticas doutrinas de Joseph Smith e de Brigham Young. O que são essas doutrinas religiosas veremos a seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.