4 de setembro de 2014

A hediondez espírita - Dom Corrêa (22/22)

A HEDIONDEZ ESPÍRITA

Dom José Eugênio Corrêa
Bispo de Caratinga
(1957-1978)

22. QUE FAZER PELOS QUE ERRAM?

Não podemos cruzar os braços egoisticamente, pensando que estamos com a verdade, e basta, para sermos salvos. Não basta estarmos com a verdade, mas é preciso amar a verdade, por isto querê-la conhecida e seguida por todos. A caridade é a essência do Cristianismo, e o distintivo do cristão. Mas, só podemos dizer que amamos a Deus e amamos o próximo, se fizermos tudo pela glória de Deus e pela salvação de nossos irmãos.

É preciso, sobretudo, rezar pela conversão dos pecadores e hereges. Só virá para Deus quem Deus atrair com sua graça. Sem a graça de Deus, nada. Imploremos humildemente as graças de Deus para nós e para o nosso próximo. Peçamos instantemente a Deus para que apresse a hora em que haverá um só rebanho e um só Pastor.

Depois, procuremos dar bons exemplos. As palavras voam, e os exemplos é que arrastam. «Vejam os homens as vossas obras boas, e assim, edificados glorifiquem ao vosso Pai, que está nos céus».
Procuremos fazer o bem de todos os modos, dando bons conselhos, esclarecendo, propagando boas leituras...

Se fizéssemos por Deus e pela salvação do mundo o que os maus fazem pelo diabo, os hereges pelos seus erros, depressa transformaríamos o mundo!

O dia em que todos os homens se voltarem lealmente para o Cristianismo autêntico e cumprirem perfeitamente a lei de Deus, tudo irá bem... Não haverá guerra, nem brigas, nem injustiças, mas a virtude reinará, e assim haverá no mundo a paz e o bem.

O que é preciso é «restaurar tudo em Cristo», como diz São Paulo. É o único remédio e a única solução para todos os problemas sociais e internacionais. O resto é utopia!

«Solutio omnium dificultatum Christus!» —Cristo é a solução para todas as dificuldades! Mas, não um Cristo diminuído, desfigurado, caricaturado. O Cristo total, Cristo como Ele é. E não como queremos que seja.

Temos de adaptar-nos a Cristo, e não Cristo a nós.

«Se alguém não tem o espírito de Cristo, esse não é de Cristo», diz ainda São Paulo.

Cristo é o ideal e o modelo da vida cristã. Cristo é a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.