19 de agosto de 2021

Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas

UM CAPITÃO MUITO ESPIRITUOSO

Passamos muito bem. Vivemos uma vida tranquila, que é o que mais aprecio.
Dia 2 de fevereiro são as manobras; por isto virá muitíssima gente e há um regimento que arruma os caminhos, seu capitão é muito espirituoso: diz versos e canta.
Não fizemos nenhum grande passeio, pois os meninos vão para a cordilheira por seis dias. Asseguro-te que os invejo com toda a alma. Eu te contarei que sei a batalha de Chacabuco às mil maravilhas, pois o capitão nos ensinou no local.
São interessantes umas escavações que fizeram no cemitério dos índios e encontraram pedaços de panelas e pratos, cujas pinturas são admiráveis. (Chacabuco, 17-1-19 1 7) .

EU TE INVEJO PELA COMUNHÃO

Não te escrevi porque deves saber que sou uma insigne preguiçosa.
Assim é que em tua próxima carta dou-te permissão para que me repreendas à vontade, pois eu o mereço.
Não andamos a cavalo senão dez vezes desde que estamos aqui. Que te parece? Quando antes íamos de tarde e de manhã.
A tarde costumamos sair a pé, e quase sempre vamos a uma ermida da Santíssima Virgem numa serra. Ali rezo e peço por ti.
Passamos os dias lendo e costurando debaixo das árvores . . . e rezando, é certo.
Dia 1 O teremos a felicidade de ir a Lourdes e creio firmemente que irei presenciar o milagre de Nanito. Peço-te que todos os dias rezes à Virgem até o dia 10. Asseguro-te que te invejo com toda a minha alma por causa da Sagrada Comunhão, pois, eu, faz justamente um mês que não comungo. Lembra-te de mim quando comungares (Chacabuco, 4-1-1917).

UM CÉU NO DESTERRO

12 de fevereiro. Anteontem e ontem fomos a Lourdes. Só esta palavra faz vibrar as cordas mais sensíveis do cristão, do católico.
Lourdes! Quem não fica comovido ao pronunciá-lo? Significa um céu no desterro.
Sim. Tu és, Mãe, a celestial Senhora que nos guia. Tu deixaste cair das tuas mãos maternais raios do céu. Não acreditava que existisse felicidade na terra; mas ontem meu coração sedento dela a encontrou. Minha alma, extasiada aos teus pés virginais, te escutava. Eras tu que falavas e tua linguagem de Mãe era tão terna, era do céu, quase divina.
Quem não se anima ao ver-te tão compassiva ao revelar-te os seus íntimos tormentos? Quem é que chora entre os teus braços, sem que receba imediatamente teus ósculos imaculados de amor e de consolo? Se é pecador, tuas carícias o enternecem. Se é teu fiel devoto, somente a tua presença acende a chama viva do amor divino. Sim, Maria, és a Mãe do universo inteiro.
Trata-se da Gruta de Lourdes de Santiago.

DAR FELICIDADE AOS OUTROS

Merecem destacar-se estas resoluções entre outras que Juanita escreveu em seu Diário, tomando-as da História de uma alma reparadora.
Devo esforçar-me por ser mais amável, sem me permitir jamais palavra alguma de mau humor e muito menos frases picantes.
Não desperdiçarei ocasião alguma em que possa dizer uma palavra amável e agradável aos demais. Como tampouco reprimirei os sorrisos que possam comprazer àqueles com quem trato.
Suportarei com paciência o caráter das pessoas, cujo trato me desagrade e contraria, mostrando-me mais atenta e serviçal com elas que com as demais.
Esmerar-me-ei em proporcionar felicidade aos outros. Procurarei tomar a virtude amável para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.