24 de abril de 2014

Pensamentos Consoladores de São Francisco de Sales.

09/26  -  Remédio para as tentações contra a pureza.

Quando temos alguma inclinação a deleitar-nos na tentação, provém esta da condição da nossa natureza, que tanto ama o bem, que muitas vezes se engana com o que tem as aparências dele; e o que a tentação nos apresenta para engodo é sempre assim; porque ou é um bem honroso, segundo o mundo, para nos provocar ao orgulho da vida mundana, ou é um bem deleitável em todo o sentido, para nos levar ao gozo carnal; ou um bem útil para nos enriquecer, para nos incitar à avareza dos olhos. Depois da queda de Eva, todos os seus filhos estão contaminados por este defeito, que os torna mais aptos para gozarem das honras, riquezas e prazeres do mundo, que não são senão vaidade e loucura e nunca um bem verdadeiro.
Assim como os dois filhos de Rebeca, pela contrariedade de seus movimentos, lhe causavam tantas convulsões e dores; assim os dois amores da nossa alma dão grandes trabalhos ao coração; e como disseram dos dois filhos de Rebeca que o maior serviria o menor, assim também se ordenou que dos dois amores do nosso coração, o sensual servirá o espiritual.
Logo que sentirdes em vós alguma tentação, fazei como as criancinhas quando vêem no campo o lobo ou o urso; porque logo correm para os braços de seu pai, ou de sua mãe, ou pelo menos, os chamam e seu socorro. Recorrei a Deus da mesma forma.
Conservai-vos em paz no meio das tentações; a fé, esperança e caridade, peças imóveis do nosso coração, estão bastante sujeitas ao vento, embora não estejam à ruína; como queremos pois que as nossas resoluções estejam isentas? Sois admirável se não só quereis que a vossa árvore esteja solidamente plantada mas também que nem ainda uma folha lhe caia ou seja agitada! Não, não, deixai correr o vento e não penseis que o agitar das folhas seja o ruído das almas. Há pouco tempo estava eu ao pé de um cortiço de abelhas: e algumas pousaram-me na face; queria eu enxotá-las com a mão para as afastar. "Não, me disse um camponês, não tenhais medo e não enxoteis, porque elas não vos ferirão, e se lhes tocardes, ferram-vos imediatamente". Assim o fiz e nenhuma me ferrou. Crede-me; não temais as tentações; não lhe toqueis e elas não vos ofenderão. Passai avante, sem lhes dar atenção.
Usai muito de diversões em ocasiões semelhantes por atos positivos de amor de Deus e de confiança na sua graça; e depois não temais por estas bagatelas faltar às vossas resoluções, nem à confiança que nelas deveis ter, são crueldades sem proveito; porque se Satanás esbofeteando São Paulo com tantas agitações e pensamentos desonestos; não pode no entanto ofender a sua pureza, porque julgarmos ofendidas as nossas resoluções por estes movimentos do espírito?
Não respondais uma única palavra aos pensamentos desonestos que vos venham; dizei só a Deus, no vosso coração: "Oh! meu Deus, vós sabeis que vos honro; eu sou todo vosso", e não percais tempo em disputar com a tentação.
Pelo que toca às tentações desta boa alma, que se humilhe muito e não se admire; os lírios, repito, que crescem entre os espinhos são mais brancos e as rosas ao pé dos álamos mais odoríferas e docemente musgosas. Quem sabe o que não é tentado? Se o trabalho a faz pensar, como parece suceder, mude de exercício corporal quando estiver aflita; se não puder mudar de exercício, mude de lugar ou posição e a tentação se dissipará.
Se a pena lhe tortura a imaginação, cante, acompanhe com as outras, mude de exercício espiritual, as mudanças de lugar ainda a ajudarão. Sobretudo, não se assuste; renove muitas vezes os seus votos e humilhe-se perante Deus, que promete a vitória ao seu coração, por intercessão da Santíssima Virgem.
Se alguma coisa lhe causa escrúpulo diga-o com coragem, sem fazer reflexão alguma, quando se for  confessar. Mas eu confio em Deus que, com um espírito nobre manter-se-á isenta de tudo o que lhe possa causar escrúpulo. Desejo que tome folga uma vez por semana, a não ser que conheça que isto a torna preguiçosa para com os outros exercícios mais importantes, como algumas vezes sucede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.