4 de abril de 2014

Primeira Sexta-feira de Abril.

O Sagrado Coração, reservatório de graças.

Haurietis aquas in gaudio de fontibus Salvatoris — “Tirareis com alegria águas das fontes do Salvador” (Is. 12, 3).

Sumário. O Coração de Jesus é verdadeiramente o reservatório de todos os favores divinos. Podemos considerar quatro fontes no Coração de Jesus: a primeira de misericórdia; a segunda de  paz e consolação; a terceira de devoção; e a quarta de amor. Aquele que vai haurir nestas felizes fontes que temos no Coração de Jesus terá sempre águas de alegria e de salvação. Se não recebeste, até agora, graças mais copiosas, é porque te descuidaste de vir tomá-las no Coração de Jesus.

I. Achamos no Coração de Jesus todos os bens e socorros que podemos desejar. Nele, diz São Paulo, sois ricos em toda a sorte de bens; de modo que não vos pode faltar graça alguma (1). Este Coração é, pois, verdadeiramente o reservatório de todos os favores divinos; deste Coração generoso é que correm esses rios inexauríveis de graças de que fala o profeta Isaías: Vos tirareis com alegria águas das fontes do Salvador.

A primeira é uma fonte de misericórdia, na qual nos podemos purificar de todas as manchas dos nossos pecados. Esta fonte foi formada para nós com as lagrimas e o sangue do nosso divino Redentor. Dilexit nos, et lavit nos a peccatis nostris in sanguine suo (2) — “Ele nos amou e lavou os nossos pecados com o seu sangue”. Eis aí até onde chegou o amor de Jesus para conosco. — A segunda é uma fonte de  paz e consolação nas nossas penas. Se alguém tem sede das verdadeiras consolações, ainda nesta vida, diz Jesus Cristo, venha ao meu Coração, e receberá o que deseja (3) . Aquele que prova das águas do meu amor, desprezará para sempre as delicias passageiras do mundo, e será plenamente satisfeito, quando entrar na morada dos eleitos; porque a água da minha graça o fará subir da terra para o céu (4) . A paz que o Senhor dá às almas de que Ele é amado, não é a alegria que o mundo promete nos prazeres sensuais, os quais deixam após si mais amargura do que felicidade; a paz que Deus dá, excede todos os prazeres dos sentidos (5) . Bem-aventurados aqueles que têm sede desta fonte divina (6).  — A terceira é uma fonte de devoção. Oh! como se torna piedoso e pronto a obedecer a Deus, como se cresce sem cessar de virtudes em virtudes, quando se medita muitas vezes o que o Coração de Jesus fez por amor de nós. Aquele que segue esta prática, tornar-se-á semelhante a uma árvore plantada junto da corrente das águas (7).

II. A última fonte do Coração de Jesus é uma fonte de amor. Quando se meditam os padecimentos e as humilhações do Coração de Jesus por nosso amor, é impossível não nos sentirmos inflamados por este belo fogo, que ele veio acender sobre a terra. Assim, segundo a palavra do Profeta, aquele que vai haurir nestas felizes fontes que temos no Coração de Jesus terá sempre águas de alegria e de salvação: Tirareis com alegria águas das fontes do Salvador.

Portanto, se, no passado, não haveis recebido mais graças, diz o Senhor, não o imputeis a mim, mas a vós mesmos, que vos descuidastes de vir tomá-las no meu Coração: Pedi e recebereis. Oh ! Quanto é rico e generoso o Coração de Jesus para com aqueles que o invocam: Dives in omnes qui invocant illum (8) Basta rogar-lhe para ser atendido, porque, se o Coração de Jesus é a fonte d'onde fluem todos os regatos de graças, o vaso para recebê-las é a oração. Mas para que a oração surta o seu efeito, é preciso que tenha as condições requeridas: humildade, confiança e perseverança.

Meu Jesus, com a Samaritana Vos direi: Domine, da mihi hanc aquam (9). Dai-me dessas águas que correm do vosso divino Coração, a fim de que não viva mais senão para Vós, ó amabilidade infinita! Minha alma é terra árida, que só produz abrolhos e espinhos de pecados: Ah! Dignai-Vos regá-la com as águas da vossa graça, a fim de que dê algum fruto que sirva para a vossa glória, antes que a morte me faça sair deste mundo. O Fonte de água viva, ó Bem supremo, quantas vezes Vos deixei pelas águas lodosas que me privaram do vosso amor! No futuro, não quero mais senão a Vós, meu Deus; socorrei-me, e fazei que eu seja fiel em recorrer ao vosso divino Coração pela oração. — O Maria, minha Advogada e minha Mãe, intercedei por mim.

----------
1. I Cor. 1, 5.
2. Apoc. 1,5.
3. Io. 7, 37.
4. Io. 4, 13.
5. Phil. 4, 7.
6. Matth. 5, 6.
7. Ps. 1, 3.
8. Rom. 10, 12.
9. Io. 4, 15.

(LIGÓRIO, Afonso Maria de. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo II: Desde o Domingo da Páscoa até a Undécima Semana depois de Pentecostes inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 367-369.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário