17 de dezembro de 2010

Sacerdote Eternamente - Parte 4

SACERDOTE ETERNAMENTE
Dom Emmanuel Marie André

LIVRO PRIMEIRO
NATUREZA DO MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO

CAPÍTULO IV
A Verdadeira Ordem das Três Grandes Funções do Ministério

O ministério compreendendo principalmente, portanto, segundo Nosso Senhor e os Apóstolos, estas três funções: oração, pregação e administração dos sacramentos, importa observar-se que São Pedro colocou antes de tudo a oração, em seguida a pregação e por fim, como uma espécie de resultante, a administração dos sacramentos.

Esta é a verdadeira ordem das santas funções.

De início deve-se buscar a convivência com Deus: aí está o ponto capital; é necessário captar sua graça, tornar-se familiar com ela como diz São Gregório; e em seguida atraí-la para as almas junto às quais terá que ser exercido o ministério.

Depois de se ter rezado é preciso pregar, é preciso instruir: e a pregação, tornada poderosa pela oração que a precedeu, leva as almas a desejar e em seguida receber os sacramentos.

Esta é a economia da obra da salvação das almas; é nessa ordem que Nosso Senhor deseja que as santas funções sejam cumpridas.

Será que esta é a idéia que hoje se tem do ministério e da ordem a seguir para bem exercê-lo? Muito duvidamos disso. Pois, se não estamos enganados, parece-nos que hoje a grande preocupação é a administração dos sacramentos e em seguida a pregação; quanto à oração, considera-se como obra pessoal do padre, não mais sendo a obra principal do ministério: isto significa pura e simplesmente uma inversão da ordem estabelecida por Deus.


---
ANDRÉ, Dom Emmanuel Marie. Tratado do Ministério Eclesiástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.