23 de dezembro de 2010

Sacerdote Eternamente - Parte 10

SACERDOTE ETERNAMENTE
Dom Emmanuel Marie André


LIVRO SEGUNDO
COMO O MINISTÉRIO PODE SER DESNATURADO

CAPÍTULO II
Como o Ministério pode ser Desnaturado


O ministério consistindo essencialmente em três coisas: oração, pregação e os sacramentos-, é evidente que sua natureza seria mudada, alterada, destruída, caso uma dessas três coisas fosse ou suprimida ou alterada.

Quem aliás não vê que a obra da salvação dos homens seria paralizada se a oração cessasse, se a pregação emudecesse, se os sacramentos não fossem mais administrados?

Isto aconteceria não somente se as três coisas desaparecessem ao mesmo tempo, como também se apenas uma qualquer delas viesse a faltar.

Mas, mesmo que subsistam todas as três partes essenciais do ministério, este seria infrutuoso se essas três partes não mantivessem a disposição desejada por Deus, se a ordem estabelecida por Ele não fosse exatamente conservada e observada.

A quem serão ministrados os sacramentos e com que proveito serão eles ministrados, se não forem precedidos pela pregação capaz de fazer nascer nas almas a fé, princípio animador das obras necessárias à salvação?

E a pregação terá, para tal fim, a eficácia que Deus lhe quer dar, se não for precedida pela oração, que atrai a graça do alto quer para o pregador quer para quem o ouve?

---
ANDRÉ, Dom Emmanuel Marie. Tratado do Ministério Eclesiástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.