17 de dezembro de 2010

Do silêncio no interior do templo

"Mas o Senhor está no seu santo templo; Diante d'Ele cale-se toda a terra" (Hab. II, 20)

Depois de dar os meios penaes, com que se pode socorrer ao Purgatório, Doutor José Boneta avisa das culpas, que levam a ele: 

"... e só fallarei de duas, por serem as que mais se comettem na vida, e das que mais se lamentam naquelle lugar. A primeira é a irreverencia nas Igrejas: e posto que admira que um Bispo Santo, como S. Severino, fosse um anno retido no Purgatório por ouvir na Igreja as respostas, que seus criados lhe trasiam; mais digno de assombro é, que uma Alma, que frequentemente apparecia a uma Serva de Deos,  como esta lhe perguntasse uma cousa no Templo, a Alma lhe respondeu: Não se pode fallar na Igreja, depois vos tornarei a ver, e vol-o direi. O Padre Joseph Pavía o escreve pag. 61. Confeço que me confundio esta noticia, considerando que quem fallava era uma Alma, e por ordem de Deos, e que a pratica havia de ser santa, e boa, e que o modo com que havia de fallar, não havia de ser articulado com vozes, que que soassem como as nossas, senão locução interna, que é um idioma simpathico de corações, e com tudo pela reverencia devida ao Templo se absteve. Veja-se que eco farão na outra vida as desentoadas vozes, e inquietações, que os Christãos movem na Igreja. Se um Bispo, e Santo, só por ouvir nella esteve um anno ardendo no Purgatorio; que idades não espera, ou teme estar quem não só fala, obra, e escandaliza? Até qui póde chegar a temeridade humana, e a paciencia Divina.

Conta o Padre Almenara que dous infieis vieram a Hespanha com animo de explorar nossa Lei, e se lhes agradasse, admitti-la. Entraram em uma Igreja, viram o que faziam os Christãos nella, que fallavam uns, que riam outros, e que todos estavam divertidos, e tornaram-se á sua seita, dizendo: Que Fieis são estes, que com tal desattenção assistem  na casa de seu Deos? Que Deos é este, que soffre virem a sua propria casa os que o adoram, a espremerlhe o agraço nos olhos? Isto é signal de que nem nelle ha justiça, nem nelles Fé; vamo-nos daqui, e tornemos á nossa seita, aonde temos Deos mais venerado dos seus. 

A quem não atemorisam as grandes consequencias deste abuso? Baste para sua emmenda, não só ferir a Deos, mas a sua Fé, affrontando-a para com os estranhos. E ainda que Hespanha se jacta da mais fiel entre as Nações, é nisto a mais delinquente, causa sem duvida de seus poucos progressos, e de suas muitas ruinas: Omnes qui Templa Dei faedaverunt, (Ximenes Past. cap. 20.) mortui funt horrenda morte, e ante mortem temporalia perdiderunt. E Santo Anselmo diz dos mesmos, que: In hoc saeculo, et in futuro á Deo terribiliter punientur.

Com tudo ha quem não se atreve a parar na rua a fallar com uma mulher, por temer que o vejam, e não repara em lhe fallar em uma Igreja, sem temer a um Deos, que o está vendo. Oh cegueira sacrilega! Não se lé, nem se sabe que a mais perdida mulher do Mundo se atrevesse a adulterar á vista, e em presença de seu mesmo esposo; e a Alma de um Christão atreve-se a offender a seu Esposo Christo na Igreja á sa mesma vista: Fecerunt (queixa-se por Zacarias) malum coram oculis meis. Oh queira sua Divina Magestade dar-nos luz, para que avivemos a fé de sua presença na Igreja, e nella estejamos como no mesmo Ceo; pois é de Fé, que não tem o Ceo, nem mais Christo, nem mais de Christo, do que tem qualquer Templo no Sacrario.

Veja-se o que digo contra este abuso na vida, que imprimi, do Sagrado Atalnte de Christo, e cego Argos da Igreja, São Francisco de Sena, no Capit. 3. e 4. por ser o que com menor descuido escrevi, ainda que com as travessuras de estyllo, que a pouca idade dictava."

(Gritos das Almas no Purgatório, e meios para os aplacar; obra composta pelo Doutor José Boneta, Porcionario da Igreja Metropolitana de Çaragoça; traduzida em Portuguez pelo Padre Manoel de Coimbra. Livro II - Cap. VII pags. 271-274. Nova Edição - Porto - 1849) Com aprovação da Suprema e Sacra Congregação do Santo Ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário