21 de dezembro de 2010

Sacerdote Eternamente - Parte 8

SACERDOTE ETERNAMENTE
Dom Emmanuel Marie André

LIVRO PRIMEIRO
NATUREZA DO MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO

CAPÍTULO VIII
O Ministério Eclesiástico é um Ministério Interior


Se bem que no ministério haja diversas funções exteriores é entretanto certo dizer-se que, considerado em seu conjunto, o ministério é uma coisa interior.

Com efeito, pedir a graça, contribuir para que ela conquiste as almas, nelas se conserve e aumente, é ,por certo o essencial e a bem dizer o escopo final do ministério. E quem não percebe que todas essas coisas são coisas interiores?

E, sendo isso fora de dúvida, cada vez mais se vai percebendo quanto é profunda a palavra do príncipe dos Apóstolos quando diz: Nós devemos ser constantes na oração e no ministério do Verbo. Ele dá primazia à oração: porque o ministério, que atua nos homens, desenvolve sobre eles sua eficácia na medida em que o ministro se mantém em relação com Deus pela oração.

Somente Deus dá sem ter recebido, porque sendo Deus tem em si mesmo todos os bens; nós, que não somos Deus, não podemos dar senão depois de termos recebido. Quando se trata dos meios de santificar as almas, de quem os poderíamos receber senão de Deus? E como Deus nô-lo daria com sua plena eficácia, se não lhe rogássemos com humildade, confiança e perseverança?

Quão admiráveis neste ponto são nossos Pais, os antigos missionários beneditinos! Eles chegavam num país idólatra; procuravam um lugar solitário, um recanto ermo; lá punham-se a rezar, lutavam contra os demônios, contra os animais selvagens, construindo uma simples cabana para se abrigarem, cantando os Salmos nas Horas Canônicas do dia e da noite... Nós devemos ser constantes na oração.

Tendo permanecido em oração, muitas vezes durante anos, afinal alguns pastores vinham vê-los, perguntavam-lhes quem eram e o que faziam, daí às primeiras lições de catecismo era apenas um passo; com o tempo haviam catecúmenos... Eram constantes na oração e no ministério da palavra.

Assim brotava uma cristandade. A perseguição podia vir: seria vencida; e a fé, triunfante, era plantada nas almas.

Tudo isso bem provinha de uma ação interior: a oração, a união a Deus. Nesta união, nessa comunicação incessante, os santos recebiam de Deus a graça de luz, de conversão para as almas; e assim era seu ministério abençoado por Deus.

---
ANDRÉ, Dom Emmanuel Marie. Tratado do Ministério Eclesiástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.