14 de dezembro de 2010

Sacerdote Eternamente - Parte 1

SACERDOTE ETERNAMENTE
Dom Emmanuel Marie André

LIVRO PRIMEIRO
NATUREZA DO MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO

CAPÍTULO I
Origem do Ministério

Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu Seu Filho Único. E enviando ao mundo Seu Filho Único, Deus lhe confiou um grande ministério a cumprir perante a Humanidade decaída.

Ao Filho de Deus, como nosso Redentor, coube primordialmente satisfazer à Justiça de seu Pai. Além disso, coube a Ele não só merecer para nós todas as graças necessárias à nossa salvação, como ainda criar uma instituição encarregada de, haurindo incessantemente do tesouro de Seus méritos, dispensar a todos os eleitos as graças necessárias para conduzi-los à vida eterna.

Nosso Senhor cumpriu integralmente o ofício que seu Pai lhe atribuiu, e na véspera de sua morte, podia dizer com toda verdade:

Cumpri o que mandaste que eu fizesse - Jo. XVII, 4.

E, mais expressivamente ainda o disse na cruz, um instante antes de morres:

Está consumado - Jo. XIX, 30.

Nosso Senhor tinha formado seus Apóstolos para o ministério: tinha-lhes ensinado a verdade; tinha-lhes revelado todas as coisas; e confiou-lhes os sacramentos.

Antes, porém, de pô-los em ação para exercer o ministério, infundiu-lhes o Espírito Santo.

A obra que eles tinham de levar avante, sendo uma obra divina, não poderia ser bem executada senão pelo próprio Espírito de Deus. O espírito do homem não seria suficiente para uma tarefa de tal porte. Não seria demais o Espírito de Deus, e então, o Espírito de Deus lhes foi dado.

---
ANDRÉ, Dom Emmanuel Marie. Tratado do Ministério Eclesiástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.