8 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 111 - 1ª Parte

111) Quais são as principais virtudes morais?
Iª parte: As principais virtudes morais são: a religião - que nos faz prestar a Deus o culto devido.
É a religião a mais excelente das virtudes morais. Leva-nos a prestar a Deus o culto supremo que lhe é devido. É o vínculo suave que nos une a Deus. É também a mais perfeita manifestação das três virtudes teologais, das quais recebe toda a vida.
Neste quadro magnífico de Veronese está a virtude da Religião alegoricamente representada por uma figura feminina, que levanta e mostra um cálice velado. O cálice esconde o Deus do Arcano, a Divina Eucaristia, em torno da qual se inclina todo o culto cristão. A Religião une-nos intimamente a Deus, afeiçoa-nos à adoração, à ação de graças e à oração.
Praticaram esta virtude divina os apóstolos e os mártires, os pontífices nas basílicas, os monges e os anacoretas nos desertos e nos cenóbios, as virgens nos claustros, os combatentes nos campos de batalha, os doutores nas cátedras e o povo nas ruas e nas estradas.
"A fé ultrapassa todo véu, penetra todos os arcanos e, quanto mais viva se adianta, tanto mais luz conquista. Inflama-se, exalta e faz do próprio mistério o farol e o fogo da sua vida e do seu trabalho" (De um discurso de Pio XII, aos 18 de Abril de 1939).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.