24 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 123

123) Quai são os sacramentos que se recebem só uma vez?
Recebem-se só uma vez o Batismo, a Confirmação e a Ordem.
Jesus, nosso Redentor, instituiu os sacramentos para comunicar-nos, com sua divina graça, um vislumbre de sua vida divina.
Todavia, a graça de Deus, assim como pode aumentar em nós, também pode cessar. Por esse motivo, Jesus Cristo estabeleceu que alguns sacramentos possam ser recebidos tantas vezes, quantas sejam úteis e necessárias à nossa santificação. Ele mesmo ordenou que a Eucaristia seja freqüentemente distribuída aos fiéis e que estes se confessem todas as vezes que cometerem um pecado grave. De igual modo seja a Extrema-Unção administrada em todas as moléstias graves que nos sobrevierem. O Matrimônio pode ser contrário mais de uma vez, contanto que um dos cônjuges tenha falecido.
O Batismo, a Crisma e a Ordem porém, só podem ser recebidos uma vez, durante a nossa vida. Com efeito, estes três sacramentos, além de nos comunicarem a graça, imprimem na alma um carater indelével. Por eles, a alma consagra-se perpétuamente a Nosso Senhor Jesus Cristo e nunca poderá revogar tal consagração.
Este lindo quadro de Guercino representa uma alma perpétuamente consagrada a Deus pelo sinete do sacramento. Pertence a Cristo, combate por Ele, com as armas da cruz, as santas batalhas da fé. Enfrenta, calma e resoluta, as insídias infernais. Coisa alguma a atemoriza, pois está revestida da própria força de Deus. "Porque pelo Batismo, estais mortos para as coisas terrenas, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses, 3,3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário