2 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 105

105) Que nos proibe o décimo Mandamento - Não cobiçar as coisas alheias?
O décimo Mandamento - não cobiçar as coisas alheias - proíbe-nos a desregrada ambição das riquezas.
A História Sagrada fala-nos de um homem chamado Nabot que possuía uma vinha ao lado do palácio do rei Acab. Este, porém, desejava possuir o terreno para transformá-lo num jardim.
Um dia disse o rei a Nabot: "Cede-me a tua vinha". Mas Nabot respondeu-lhe: "Não, porque não posso vender a herança de meus pais". Contrariou-se o rei e contou à rainha o que sucedera. Esta, uma desnaturada, mandou matar Nabot, apoderou-se da vinha e presenteou com ela ao rei.
Vês quão grave pecado cometeram? E Deus castigou terrívelmente a ambos.
Proíbe-nos o décimo Mandamento desejar as coisas alheias. Quem nunca está contente com o que possui, passa a desejar as coisas alheias, expondo-se, pois, ao perigo de roubá-las.
Assim, diante de Deus, seria como se cometesse realmente um pecado de furto.
Respeita sempre, até mesmo no mais profundo do teu coração, os bens alheios. Procura contentar-se com o que Deus te deu. Conheces este provérbio: "Mais vale um gôzo que cinco vinténs"?
Adverte S. Paulo: "Os que querem enriquecer, caem na tentação e no laço do demônio e em muitos desejos inúteis e perniciosos, que submergem os homens na morte e na perdição" (1ª Timóteo, 6,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.