4 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 107

107) Quais são as virtudes próprias do cristão?
As virtudes próprias do cristão são as virtudes sobrenaturais e especialmente a fé, a esperança e a caridade, que se chamam teologais ou divinas.
Várias e aromáticas, como as flores do jardim, são as virtudes. Existem virtudes naturais, isto é, boas qualidades que também os incrédulos e pagãos podem ter. E virtudes sobrenaturais, próprias do cristão. Pela sua elevação à ordem sobrenatural, o cristão, além das forças naturais, possui forças divinas, que o ajudam a praticar o bem com relativa facilidade e com maior mérito.
As principais virtudes sobrenaturais são: a fé, a esperança e a caridade, que podemos contemplar, representadas alegóricamente no quadro.
Chamam-se virtudes teologais ou divinas porque são infusas por Deus no Batismo e diretamente a Ele nos levam.
A fé nos é representada de pé, revestida de luz, humilde e intrépida ao mesmo tempo.
Velada porque crê nos mistérios de Deus sem compreendê-los. Apóia-se à cruz que nos lembra o mistério da Redenção; com a direita mostra o cálice, símbolo do mistério Eucarístico.
A esperança vestida de verde, côr da primavera, traz na mão uma âncora, porque, como a âncora mantém firme no mar o navio, assim a esperança prende a alma cristã a Deus.
A caridade com vestes douradas, aperta ao coração uma pobre criança e segura outra pela mão, simbolizando assim seu amor puro e generoso. Sem fé, sem esperança e sem caridade é impossível chegar à salvação.
Repita muitas vezes a Nossa Senhora, com amor filial, estes versos:
Que eu seja, ó Maria, aos teus olhos sempre inocente criança,
E possa, em teus braços, feliz adormecer;
Dá-me fé, caridade e sublime esperança,
Para que um dia, possa eu feliz morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.