7 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 110

110) O que é a caridade?
É a virtude sobrenatural pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao proxímo como a nós mesmos, por amor de Deus.
A fé faz-nos crer em Deus, nosso único fim; a esperança faz-nos desejá-Lo e a caridade faz-nos amá-lo.
Um dia alguém perguntou a Jesus qual era o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Respondeu-lhe Jesus: O primeiro de todos os mandamentos é este: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças. O segundo é semelhante ao primeiro: Amarás a teu próximo como a ti mesmo".
Consiste, pois, a caridade, na prática destes dois mandamentos. Em primeiro lugar, devemos amar a Deus acima de todas as coisas; e depois, ao próximo como a nós mesmos.
Devemos considerá-lo como nosso irmão. Se alguém disser que ama a Deus, mas não dá prova de amor a seu irmão, é um mentiroso.
Amar é fazer o bem ou, pelo menos, desejar fazê-lo.
Olha esse pobre frade dando o seu pão a essa pobre mulher. Ele é pobre, mas socorre de boa vontade os que são mais pobres que ele.
Precisamos, à imitação do que fez Jesus na Cruz, amar e perdoar nossos inimigos, que são também nosso próximo.
"Amai! - escreveu um grande homem - que o amor é a asa da alma para chegar a Deus, ao belo, ao sublime, pois estes últimos são como a sombra de Deus na Terra" (Mazzinni).
"Aquele que não ama - diz S. João, o Apóstolo do Amor - permanece na morte" (I.ª S. João, 3, 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.