6 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 109

109) Que é a esperança?
A esperança é a virtude sobrenatural pela qual confiamos em Deus e d'Ele esperamos a vida eterna e as graças necessárias para a conseguir neste mundo com as boas obras.
Prometeu o Senhor grandes coisas àqueles que observarem seus Mandamentos: a felicidade eterna no Céu e todas as graças para conseguí-la.
De nossa parte, temos confiança absoluta em Deus, que é infinita Bondade e infinito Poder.
Além disso, confiamos nos merecimentos infinitos de Jesus Cristo, que morreu por nosso amor. Esta confiança recebemo-la de Deus mesmo, que no-la infundiu no santo Batismo, porque a esperança é uma virtude sobrenatural.
Deve o cristão, com o auxílio de Deus, praticar boas obras, se quiser merecer o Céu.
Vês este soldado morto? É o mártir santo Alexandre, nascido em Bérgamo. Cortaram-lhe a cabeça, porque ele não quis renegar sua fé. Tinha certeza de que no Céu o esperava a coroa da vitória.
É verdade que a porta do Céu é estreita; Jesus, porém, ajuda-nos a transpô-la. As boas obras serão a moeda com a qual pagaremos a entrada.
Havia entre o Céu e a Terra um abismo intranponível. Mas Deus, sobre esse abismo construiu uma ponte, sustentada por gigantescos pilares. A ponte é a esperança, os pilares são a Eucaristia e a Divina Graça.
Assim diz o sábio Salomão: "O que espera é ditoso" (Provérbios, 16,20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.