13 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 112

OS SACRAMENTOS

Que são os Sacramentos?
Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, initituídos por Jesus Cristo para nos santificar.
O papa S. Clemente, conforme uma tradição, foi desterrado para o deserto de Quersoneso.
Encontrou lá cerca de dois mil condenados que sofriam horrivelmente por falta de água. Pediu o santo pontífice e obteve de Deus um milagre. No cume de um morro, que ficava nas proximidades, apareceu um cordeiro branco, que mostrava com a pata direita uma fonte de água pura. Os exilados puderam, enfim, dessedentar-se e o deserto se transformou num delicioso oásis.
Lembra-nos este belo exemplo outra água - a água espiritual da graça - e outro Cordeiro - Nosso Senhor Jesus Cristo - que por nós se imolou no Gólgota. De seu lado aberto, fez jorrar a Água viva e santificadora, fonte inesgotável de vida eterna.
A arte cristã costuma representar os Sacramentos como sete canais, por meio dos quais Jesus comunica às almas a água invisível de sua divina graça.
O quadro apresenta um pormenor da fachada superior da Basílica de S. Paulo, fora dos muros, em Roma. O Cordeiro divino, do qual dimanam misteriosas águas, aparece aos olhares do visitante em artístico mosaico, com cintilações de côr de ouro, azul, escarlate. Algumas ovelhinhas - símbolo das almas - ali estão a dessedentar-se. Aproximemo-nos, pois, destas fontes salvadoras, exclamando com o salmista: "Assim como o cervo suspira pelas fontes das águas, assim a minha alma suspira por ti, ó Deus. A minha alma tem sêde do Deus forte e vivo" (Salmo, 41, 2-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.