11 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 111 - 4ª Parte

111) Quai são as principais virtudes morais?
IVª parte: As principais virtudes morais são: a religião e as quatro virtudes cardeais: 3) Fortaleza.
Era S. Lourenço um dos diáconos encarregados dos serviços da Igreja em Roma. Muito estimado pelo papa Sisto II, havia deste recebido o encargo de administrar os bens da Igreja e de distribuir os rendimentos aos pobres. Na terrível perseguição desencadeada pelo imperador Valeriano, o papa foi preso e condenado ao suplício.
Seguia-o Lourenço chorando, mas o papa lhe disse: "Não chores, que te está reservado um martírio mais doloroso. Dentro de cinco dias, seguir-me-ás". S. Lourenço, então, distribuiu todos os bens aos pobres. Quando o Prefeito de Roma lhe ordenou que entregasse os tesouros da Igreja, o santo mandou desfilar diante do prefeito um piedoso batalhão de velhos, estropiados, mendigos, órfãos e viúvas... O prefeito, indignado, ordenou que o santo fosse estendido numa grelha para ser queimado a fogo lento. Que horrível tortura! Mas nem por isso perdeu S. Lourenço a alegria. Muito pelo contrário, dizia brincando: "Minha carne já está assada. Comei-a, se quiserdes!"
Oh! heróica fortaleza!
A fortaleza é a virtude que nos faz enfrentar sem timidez e temor qualquer perigo, mesmo a própria morte, por amor de Deus e do próximo. É cristãmente forte quem luta pelo bem, resiste às tentações, sofre com paciência as adversidades e, enfim, quem está disposto a tudo sacrificar, até a vida pelo triunfo de Deus e de sua Igreja.
Luís Carlos, grande poeta brasileiro, assim canta em sua "Exortação":
Sofres, mas não declines da confiança
Que, sereno, puseste no futuro!
Se és bom, tens o caminho mais seguro:
O bem é uma subida que não cansa.
E, se tens n'alma o céu, por que temê-las?
As pedras que o homem contra Deus atira
Ao contato do céu tornam-se estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.