17 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 116

116) Quem é o ministro do Sacramento?
Ministro do sacramento é a pessoa competente que o faz ou confere, em nome e por autoridade de Jesus Cristo.
"Todo poder me foi dado no Céu e na Terra - disse Jesus Cristo aos Apóstolos, antes de subir ao Céu -; ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus, 28, 18-19).
Jesus redimiu todos os homens à custa de seu preciosíssimo Sangue. Tem Ele, por conseguinte, direito de reuní-los todos num reino universal. Por esse motivo, ordenou que fossem os Apóstolos a todas as partes do mundo, em seu nome, para instruírem, batizarem e santificarem os povos. Desde os primeiros tempos do Cristianismo vem a Igreja instruindo e santificando as almas.
São ministros dos sacramentos os que receberam de Jesus Cristo a capacidade, isto é, o poder de realizar e de administrar os sacramentos aos fiéis. A Igreja, baseando-se na vontade de Jesus Cristo, estabeleceu o ministro próprio de cada sacramento.
O ministro do Batismo é o Sacerdote e, em caso de necessidade, qualquer pessoa.
O ministro da Crisma e da Ordem é o bispo. O ministro da Eucaristia, da Penitência e da Extrema-Unção é o sacerdote. Os ministros do Matrimônio são os próprios nubentes.
Como é sublime a dignidade dos ministros do Senhor! Eis porque afirma São Paulo: "Assim, todos nos considerem como ministros de Cristo, e dispenseiros dos mistérios de Deus" (1.ª Coríntios 4,1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.