19 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 118

118) Quais são os Sacramento que nos dão a primeira graça?
Dão-nos a primeira graça, o Batismo e a Penitência, que se chamam sacramentos de mortos, porque dão a vida da graça às almas mortas pelo pecado.
Jesus comparou-se com o tronco da videira, que comunica a seiva vital aos ramos.
Aludia à graça que, pela sua redenção, nos comunicou: "Eu sou a videira e vós as varas... Se alguém não permanece em mim, será lançado fora como a vara e secará, e enfeixá-lo-ão e o lançarão no fogo, e arderá" (João, 15, 5-6).
A graça de Deus é o princípio da vida sobrenatural. A alma que permanecer unida a Deus pela graça, será uma alma viva. Pelo contrário, será uma alma morta, a que permanecer separada de Deus pelo pecado. O Batismo e a Penitência tem o poder de restituir a vida da graça às almas que estão em pecado. São por isso, chamados sacramentos de mortos, pois fazem a alma passar da morte do pecado para a vida da graça. Estes dois sacramentos são os mais necessários à salvação. Tornou-se célebre na História, o batismo de Clóvis, rei dos Francos. Durante uma tremenda batalha contra os germânicos, ele fez um voto: se obtivesse a vitória, converter-se-ia ao Deus de Clotilde, sua esposa e católica fervorosa. Deus ouviu sua oração. Clotilde teve a alegria de ver seu esposo e três mil de seus soldados receberam o batismo das mãos de S. Remígio, bispo de Reims. Era o ano de 496. Enquanto o rei, profundamente comovido, saía do templo, apresentou-se-lhe no átrio um pajenzinho que, oferecendo-lhe um lírio, disse-lhe graciosamente: "Filho primogênito da Igreja, eis o presente que o Céu te manda". Era o símbolo da graça de Deus, que circunda a alma de luz e de candor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário