9 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 111 - 2ª Parte

111) Quai são as principais virtudes morais?
IIª parte: As principais virtudes morais são: a religião e as quatro virtudes cardeais: 1) Prudência.
As virtudes cardeais são como um eixo, em torno do qual gira a vida cristã.
A prudência estuda e escolhe em todas as circunstâncias os melhores meios que devemos empregar para atingir o nosso último fim, isto é, Deus.
Como é expressiva a alegoria da prudência, apresentada por Tiepolo! Está ela de pé, como sentinela avançada, fixando os olhos no céu, sua meta final. Do céu se desprende a luz que a ilumina e a guia na senda da virtude. No seu braço direito, enrola-se uma serpente, símbolo da prudência: "Sêde pois, prudentes, como as serpentes" (Mateus, 10,16), disse Jesus. Para se esquivar a ciladas, a serpente deixa o corpo à vista e esconde a cabeça, parte essencial. Assim deve fazer o cristão prudente: deixar-se martirizar, se for preciso, mas salvar a própria alma! A donzela traz um espelho na mão esquerda. É porque antes de agir a pessoa prudente examina seus projetos no espelho da razão, iluminada pala fé; depois, encara serenamente a sua iniciativa, julga com retidão, prevê as dificuldades e, por fim, supera-as todas. Não confia no próprio juízo, mas aconselha-se com pessoas sábias. Caminha franca e seguramente pela estrada real da santidade, como se fosse guiada por um farol. A imprudente, pelo contrário, anda nas trevas e, vacilante, tropeça e cai a cada passo.
"Cuidai pois, irmãos, em andar com prudência - adverte S. Paulo - não como estultos, mas como circunspectos, recobrando o tempo. Considerai qual é a vontade de Deus" ( Efésios, 5,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.