2 de fevereiro de 2010

Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria

Evangelho: Lucas II, 22-32.

Homilia de Santo Ambrósio, Bispo

Liber 2 Comment. in Lucæ cap. 2, post initium

E eis que havia um homem em Jerusalém, cujo nome era Simeão, e esse homem era justo e timorato, e esperava a consolação de Israel. Não só pelos Anjos e profetas, e pelos pastores, mas também pelos anciãos e justos foi testemunhada a geração do Senhor. Os eventos milagrosos fortalecem a fé de todas as idades, e de ambos os sexos. A Virgem gera, a estéril dá à luz, o mudo fala, Isabel profetiza, o Mago adora, o útero cerrado exulta, a viúva professa, o justo tem esperança.

Deveras é justo aquele que não procura a sua graça, mas a do povo, querendo, ele, livrar-se das cadeias da fragilidade corpórea, mas esperando ver o prometido: sabia, pois, que bem-aventurados seriam os olhos que O vissem. E ele O tomou em seus braços, e bendisse a Deus, dizendo: Despede, agora, o Vosso servo, Senhor, segundo a Vossa palavra, em paz. Vê o justo, como que trancado pela mó no cárcere do corpo, querendo ser solto, tão logo se encontra junto a Cristo. Muito melhor é ser solto e estar junto a Cristo.

Mas quem quer ser solto, que venha ao templo, que venha a Jerusalém, espere o Crsito do Senhor, tome nas mãos o Verbo de Deus, abrace-O com as obras, como que com os braços da fé: então será liberto, de modo que não verá a morte quem tiver visto a Vida. Vês em todos a abundante graça difusa pela geração do Senhor, e a profecia ser negada aos incrédulos, não aos justos. Eis que também Simeão profetiza ter vindo em ruína e ressurreição de muitos, o Senhor Jesus Cristo, para separar o que os justos e os iníquos merecem; e, segundo a qualidade das nossas obras, o juiz verdadeiro e justo conceda os suplícios ou os prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.