10 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 111 - 3ª Parte

111) Quai são as principais virtudes morais?
IIIª parte: As principais virtudes morais são: a religião e as quatro virtudes cardeais: 2) Justiça.
Um dia os cobradores de impostos do Templo de Jerusalém chegaram-se a S. Pedro e lhe perguntaram: "Vosso Mestre não paga a didracma?" - "Sim" respondeu São Pedro. E, de fato, chegando Jesus à casa onde costumava descansar com seus Apóstolos, disse: "Vai ao mar, e lança o anzol e o primeiro peixe que subir, toma-o e, abrindo-lhe a boca, acharás dentro um estáter; tira-o e dá-lho por mi e por ti" (Mateus, 17). E assim fez S. Pedro.
Jesus era justo, e, por isso, respeitava os direitos alheios, obedecia à autoridade e pagava o seu tributo.
A justiça é a virtude que faz dar a cada um o que lhe é devido.
Quem é justo, respeita os direitos dos pais e de todos. Dá-lhes o que lhes compete: amor, obediência, respeito. Quem é justo, porta-se como um homem de bem e é estimado por todos.
Jesus chamou os justos de bem-aventurados: "Bem-aventurados os que têm fome e sêde de justiça, porque serão saciados" (Mateus, 5,6).
Serão na terra abençoados e terão como prêmio o Céu. Lembremo-nos aqui de S. José a que o Santo Evangelho denomina Homem Justo. "A justiça estabelece o domínio da razão sobre as paixões e o de Deus sobre a própria razão (Bossuet).
Habituemo-nos a ser justos em tôdas as situações. Deixou dito Jesus: "O que é fiel no pouco, é também fiel no muito; e o que é injusto no pouco, é também injusto no muito" (Lucas, 16, 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.