20 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 119

119) Quais são os Sacramentos que nos aumentam a graça?
Aumentam-nos a graça a Confirmação, a Comunhão, a Extrema-Unção, a Ordem e o Matrimônio, que se chamam sacramentos de vivos, porque aqueles que os recebem devem já viver espiritualmente pela graça de Deus.
A chamazinha trêmula da lâmpada ilumina plásticamente o perfil do jovem, enquanto a penumbra estende-se em meio às trevas da noite. O rapaz alimenta serenamente a lâmpada, com rosto calmo e atento. Por que temer? Na luz que brilha, encontra alegria e segurança.
Eis uma belíssima alegoria da alma na graça e no amor de Deus! E, para que esta luz divina não se extinga, mas, pelo contrário, se torne cada vez mais luminosa e ardente, a alma frequënta os sacramentos.
Procura-os, porque tem eles a finalidade de alimentar e aperfeiçoar a vida sobrenatural. Chegará a atingir a plenitude da idade de Cristo, conforme diz S. Paulo aos Efésios (4,3) e os fulgores da mais alta santidade.
Os sacramentos abraçam toda a vida do homem. Santificam seus períodos principais e provêm às suas necessidades espirituais. Se com os sacramentos dos mortos - o Batismo e a Penitência - a alma nasce e ressurge para a vida sobrenatural, com os sacramentos dos vivos, conserva, aumenta e aperfeiçoa esta vida divina. De fato, com a Crisma, a alma se robustece e cresce até a maturidade. Com a Eucaristia, nutre-se dum alimento divino. Com a Extrema-Unção, é confortada na última batalha da vida.
Pela Ordem e pelo Matrimônio, recebe os auxílios necessários para cumprir santamente os próprios deveres, seja no sacerdócio, seja na vida conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.