5 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 108

108) Que é a fé?
A fé é a virtude sobrenatural pela qual, atenta a autoridade de Deus, cremos o que Ele revelou e por meio da Igreja nos propõe.
Estava Jesus um dia pregando, quando se aproximou d'Ele uma pobre mulher cananéia, pedindo que lhe curasse a filha. Pareceu-lhe porém, que Jesus não lhe dava atenção, mas nem assim deixava de gritar: "Senhor, ajudai-me!" Jesus respondeu-lhe então: "Não é bom tirar o pão dos filhos e dá-lo aos cães". Jesus queria dizer que sendo ela estrangeira, era considerada como um cão entre os filhos de Israel. A mulher respondeu: "Assim é, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos". Então Jesus disse: "Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres". E naquele mesmo instante, sua filha ficou curada.
É a fé, por conseguinte, a virtude pela qual acreditamos tudo o que Deus nos revelou e, por meio da Igreja, nos propõe a crer. Acreditamos nesta verdade porque quem nos revelou foi Deus - Verdade Eterna - que não se engana nem nos pode enganar. Recebemos a infusão da fé no batismo e sem ela não podemos agradar a Deus. Só os que creem serão salvos.
Afirma um grande escritor: "Se não brilhar o Sol no mundo, não nasce, não cresce, não amadurece fruto algum. Assim também, se a fé não brilhar na alma, não poderá esta fazer nenhuma obra meritória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.