28 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 127

127) Que é o Batismo?
O Batismo é um sacramento que nos faz cristãos, isto é, discípulos de Jesus Cristo, filhos de Deus e membros da Igreja.
Nicodemos, um fariseu muito conceituado pela sua cultura, foi procurar Jesus secretamente, à noite.
"Mestre - disse-lhe ele - sabemos que foste enviado por Deus para ensinar, porque ninguém pode fazer os prodígios que tu fazes, se Deus não estiver com ele". Nicodemos reconheceu em Jesus Cristo o Profeta, e mesmo o Messias que veio inaugurar o novo reino de Deus.
Talvez Nicodemos, como descendente de Abraão, pensasse em ocupar nesse reino um dos primeiros lugares. Jesus, porém, lhe respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo que não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo". Disse-lhe então Nicodemos: "Como pode um homem renascer se já está velho?" Respondeu-lhe Jesus: "Quem não renascer por meio da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do espírito é espírito.
Não te maravilhes se eu te disser: é preciso que nasçais de novo". Eis aqui a mais clara explicação do modo pelo qual devemos nascer para a vida espiritual da graça: pela água e pelo Espírito Santo, isto é, pelo Santo Batismo.
É tão sobrenatural entrar-se no reino de Deus que o homem jamais poderia, consegui-lo por suas próprias forças. Para isso é-lhe necessária a graça do Espírito Santo, que o tornará participante da natureza divina, fazendo-o filho de Deus. Daí a necessidade absoluta que temos de receber o Batismo. Este, com efeito, ao mesmo tempo que purifica a alma de toda a mácula do pecado quer original, quer atual, nela infunde a graça santificante, formando assim o homem novo, o cristão, filho de Deus e da Igreja. "Para nós cristãos, há dois nascimentos: um terreno, outro celeste; um da carne, outro do espírito; um do pai e da mãe; outro de Deus e da Igreja" (Santo Agostinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.