16 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 115

115) Que é a "forma" do Sacramento?
"Forma" do Sacramanto são as palavras que o ministro deve proferir no próprio ato de aplicar a matéria.
Foi o próprio Jesus Cristo que estabeleceu os elementos constituivos de cada sacramento. Estes resultam da união da matéria e da forma aplicadas conjuntamente pelo ministro, que tenha intenção de fazer o que faz a Igreja.
O quadro representa também os elementos constitutivos de cada sacramento. Batismo: o ministro de Deus derrama a água na cabeça do batizando, enquanto pronuncia as palavras da forma. Crisma: o bispo unge com o santo Crisma a fronte do crismando. Eucaristia: o sacerdote consagra e distribui o Pão da Vida. Penitência: o sacerdote concede, em nome de Deus, o perdão aos pecadores. Ordem: o bispo confere o sacerdócio aos candidatos, mediante a imposição das mãos. Matrimônio: o ministro de Deus abençoa as núpicias dos noivos cristãos.
Não é para admirar que Deus se sirva de coisas tão humildes, para comunicar às almas o incomparável dom de sua divina Graça. Não se serviu Ele do barro para fazer o homem? Assim também, serve-se até hoje de coisas materiais e de "palavras onipotentes", para produzir nas almas prodígios de graça. "Pelo Senhor foi feito isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos" (Mateus, 21,42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.