8 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 135

135) Que é a Eucaristia?
A Eucaristia é o Sacramento que, debaixo das aparências do pão e do vinho, contém realmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo para alimento das almas.
Os hebreus, enquanto peregrinavam pelo deserto, foram sustentados por Deus com um alimento celeste - o maná. Era a figura do alimento verdadeiramente divino, com o qual o Redentor haveria de alimentar e sustentar os fiéis na fatigante viagem pelo deserto da vida - a Eucaristia. "Eu sou o Pão da vida? Vosso pais comeram o maná no deserto e morreram. Mas este é o pão que desceu do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente; e o pão que eu darei é a minha carne que será sacrificada para a salvação do mundo" (João, 6, 48-52). Oh! de que portentos não é capaz o amor de Deus Onipotente! "Porque tendo amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim (João, 13,1). Na véspera de sua morte, enquanto os homens tramavam a traição, Ele reuniu seus Apóstolos num último convívio de amor e instituiu o Sacramento, que é o supremo dom de seu Coração amantíssimo.
Olhemos Jesus, cujo semblante divino reflete as suas infinitas bondades. Levanta a mão direita em gesto sacerdotal de benção; a esquerda sustenta o pão, que será convertido em seu corpo sacratíssimo. Que momento solene! Pronuncia as palavras prodigiosas: "Tomai e comei, isto é o meu corpo; tomai e bebei, este é o cálice do meu sangue, que será derramado por vós e por muitos, em remissão dos pecados". Eis realizado o grande prodígio. Na Encarnação, Jesus escondeu os esplendores da sua divindade, para que pudéssemos vê-lo. Na Eucaristia esconde não só a sua divindade, mas também a sua humanidade, debaixo das aparências de pão e de vinho, para assim poder ser nosso alimento. Oh! admirável Sacramento, verdadeiramente digno do amor de Deus. "Cantai ao Senhor um Cântico Novo, porque operou maravilhas" (Salmo, 97,1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.