22 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 147 - 2ª Parte

147) Que é a Santa Missa?
IIª parte: A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo que, debaixo das espécies do pão e do vinho, é a Deus oferecido pelo sacerdote no altar, em memória e renovação do sacrifício da cruz.
Jesus é o Sacerdote e a Vítima da humanidade. Ele realizou o ato sacerdotal por excelência no calvário, onde se ofereceu ao Pai Eterno como Vítima pela redenção de todos. Mas para que a "oblação pura" conforme a profecia de Malaquias, fôsse universal e perenemente renovada em todas as partes do mundo, o Redentor perpetuou o sacrifício cruento da cruz no sacrifício incruento da Santa Missa.
Jesus celebrou a primeira Santa Missa na última Ceia ao dizer: "Isto é o meu Corpo que é dado por vós.Este é o meu Sangue que será derramado em remissão dos pecados".
No mesmo momento em que consagrava pela primeira vez, oferecia ao Pai Eterno, debaixo das espécies de pão e de vinho, o sacrifício do seu Corpo e do seu Sangue preciosíssimos, antecipando, sem derramamento de sangue, a imolação do Calvário.
Como é expressiva a pintura de Catani, pormenor do quadro: "O Sagrado Coração", que se venera na igreja do mesmo nome, em Roma. O Sacerdote - Mediador entre o povo e Deus - em adoração, levanta ao céu o Corpo e o Sangue de Cristo, a "Oblação pura" prenunciada pelo profeta. Ao lado do Sacerdote está um anjo. Também, este, com a Divina Vítima, oferece ao Pai Eterno os sacrifícios e as súplicas dos fiéis, significados pelas flores e pelas chamas. É a oferta unânime e espontânea, assumindo aquele caráter social, tão bem expresso na Sagrada Liturgia: "Oferecemos-Vos , ó Senhor, a Hóstia pura, a Hóstia santa, a Hóstia imaculada, o Pão santo da vida eterna e o Cálice da perpétua salvação, suplicando à vossa clemência que subam, em odor suavíssimo, à presença de vossa divina majestade pela nossa salvação e pela de todo o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário