17 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 144

144) Há obrigação de receber a santa comunhão?
Sim. Há obrigação de receber a comunhão todos os anos pela Páscoa, e em perigo de morte, como viático.
S. Jerônimo, o doutor das Sagradas Escrituras, depois de uma vida consumida no estudo, na solidão e na mais áspera penitência, sentindo aproximar-se o seu fim, pediu que o conduzessem a uma igreja próxima de seu êrmo, para receber a última comunhão.
Observemos como o pintor Domenichino o retratou: alquebrado pelos anos e pela extrema fraqueza, não pode mais conduzir-se a si mesmo. Porém o olhar com o qual contempla a santa Hóstia, bem demonstra a sua fé e o seu amor. Tentando levantar os braços cansados, parece dizer: Vem, Senhor Jesus. Dentro de poucas horas, libertado deste corpo mortal, contemplar-te-ei, não mais sob os véus eucarísticos, mas no perfeito esplendor de tua glória!
A Eucaristia é o alimento da alma. Embora não determinando quantas vezes dela nos devamos aproximar, Nosso Senhor Jesus Cristo nos impôs esta obrigação, sob pena de sermos excluídos da vida eterna: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós" (João, 6,54).
Interpretando os desejos de Jesus, comungavam os primeiros cristãos todas as vezes que assistiam à santa Missa. Com o correr dos tempos, havendo-se notado um arrefecimento na piedade Cristã, a Igreja estabeleceu que "todo fiel, tendo chegado ao uso da razão, deve ao menos uma vez por ano, pela Páscoa da Ressurreição, receber a Eucaristia". Esta obrigação estende-se também a quem estiver em perigo de morte, seja qual for a sua causa.
A Comunhão é um dom inefável! Jesus Eucarístico é força, luz e vida de quem trabalha e luta; sustentáculo e alegria de quem está para transpor o limiar da eternidade.
Se é importante começar a vida com Jesus, não o é menos encerrá-la com o santo Viático, alimento misterioso, que sustenta o moribundo e lhe abre as portas do paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.