25 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 150

150) Quantas e quais são as coisas necessárias para fazer uma boa confissão?
Para fazer uma boa confissão cinco são as coisas necessárias: 1ª exame de consciência; 2ª dor dos pecados; 3ª propósito de nunca mais pecar; 4ª confissão; 5ª satisfação, ou penitência.
Esta é a mais bela parábola da misericórdia: "Um homem tinha dois filhos; ora, o menor disse ao pai: "Pai, dá-me a parte dos bens que me toca". O pai dividiu então o patrimônio entre os dois filhos, e o mais moço, seguindo para um país distante, aí esbanjou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
Nada mais possuindo, e tendo havido naquele país uma grande carestia, começou ele a sentir as conseqüências da miséria. Foi ter com um fazendeiro que o mandou guardar porcos. O pobre jovem, a morrer de fome, pensou em voltar à casa paterna. Levantou-se e foi à procura de seu pai. Este, mal o avistou ao longo da estrada, correu a seu encontro, abraçando-o e beijando-o com saudade. Disse-lhe o filho: "Pai, pequei contra o céu e contra ti, não sou mais digno de ser chamado teu filho". Mas o pai deu ordens aos criados: "Ide depressa buscar o vestido mais precioso e vesti-lho; metei-lhe um anel no dedo e os sapatos nos pés; trazei também um vitelo gordo e matai-o, para fazermos um grande banquete, porque este meu filho estava morto e ressuscitou, estava perdido e foi encontrado"" (Lucas 15).
Eis que voltando a si, escutando a consciência,
arrependido já, murmura ele num ai:
"alimentam-se à farta os servos de meu pai
enquanto que eu, seu filho, aqui estou na indigência.
Levantar-me-ei, a ele eu direi num gemido:
eu pequei contra o Céu, feri teu coração..."
Foi. E ao encontro, o pai cheio de compaixão,
nos braços cai-lhe e beija o filho arrependido.
(Maroquinha Jacobina Rabello: "Parábolas").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.