19 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 146 - 1ª Parte

146) É bom e útil comungar freqüentemente?
1ª parte: É ótimo e utilíssimo comungar freqüentemente, até todos os dias.
Perseguido pela ímpia rainha Jezabel, fugiu o profeta Elias para o deserto, caminhando um dia inteiro sem descansar. Exausto e sem esperança, encostou-se aos pés de um junípero, pediu a Deus que lhe cortasse a vida e depois adormeceu. Sentiu, de repente, que alguém o tocava. Era o anjo do Senhor que, apresentando-lhe um pão cozido sob a cinza e um vaso com água, dizia-lhe: "Levanta-te e come". O profeta comeu, bebeu, e depois adormeceu novamente. Mas o anjo voltou a acordá-lo e disse-lhe: "Levanta-te e come, pois ainda te resta um longo caminho para percorrer".
Fortificado por esse alimento, o profeta caminhou duramente quarenta dias e quarenta noites, até o monte de Deus chamado Horeb.
O pão miraculoso que restaurou em Elias a coragem e a força, é uma figura da Santa Eucaristia. Ela é o verdadeiro pão dos anjos, que nos dá força para atravessar contentes o fatigante deserto da vida, até sermos admitidos à visão beatífica de Deus no Céu. Nosso Senhor Jesus intituiu a Eucaristia debaixo das espécies de pão e de vinho, para nos dar a entender que, assim como nos nutrimos todos os dias com pão, assim também devemos sempre nos nutrir com a Eucaristia. "É desejo ardente de Deus e da Igreja - escreve o Santo Padre Pio X - que todos os cristãos se aproximem cotidianamente da sagrada mesa". Este desejo tem em mira, principalmente, que os fiéis, unindo-se a Deus por meio deste Sacramento, adquiram forças para dominar suas más inclinações, cancelar os pecados leves e premunir-se contra os pecados graves. A comunhão cotidiana ou, pelo menos, freqüente, é o grande segredo da santidade. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" (João, 6,55).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.