2 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 129

129) Qual é a forma do Batismo?
Forma do Batismo são as palavras: Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Depois da prodigiosa aparição da cruz e da vitória sobre o Imperador Maxêncio, Constantino abraçou o Cristianismo e deu plena liberdade de culto aos cristãos, cumulando-os de benefícios.
Diz a história que ele foi batizado em Roma, com a máxima solenidade, pelo Papa São Silvestre.
Ve-se na gravura, artisticamente representado, o Batismo de Constantino: o Pontífice derrama a água lustral sobre a cabeça do augusto batizando, enquanto pronuncia as palavras rituais: "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
O Batismo pode ser conferido por imersão, por infusão (como hoje se usa no rito romano) e por aspersão. Constantino foi batizado por imersão, conforme o costume dos primeiros tempos da Igreja. Ei-lo imerso na piscina batismal, enquanto um Diácono se apressa a revesti-lo com a veste cândida, símbolo da graça. Esse rito exprimia não só a purificação espiritual que o sacramento opera na alma, mas também a nossa sepultura e ressurreição com Cristo, segundo a bela expressão de S. Paulo: "Nós fomos, pois, sepultados com Ele, a fim de morrer para o pecado pelo batismo, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim nós vivamos uma vida nova" (Romanos, 6,4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.