12 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 139

139) Quando se divide a hóstia em várias partes, divide-se o Corpo de Jesus Cristo?
Não. Quando se divide a hóstia em várias partes, não se divide o Corpo de Jesus Cristo, mas sómente as espécies do pão; e o Corpo do Senhor fica inteiro em cada uma das partes.
Um Sacerdote alemão, em romagem à cidade santa, em 1263, foi a Bolsena, a fim de aí celebrar a Santa Missa. Já estavam as velas acesas no altar e o povo à espera do santo Sacrifício. Mas o coração do Sacerdote estava frio. Havia já algum tempo que passava ele por esta horrível dúvida: nesta hóstia que consagro todas as manhãs estará mesmo presente Jesus? E se não estiver? Com esta dúvida celebrava ele naquela manhã. Enquanto partia a hóstia sobre o cálice, começou a destilar dela sangue vivo, caindo todo sobre os linhos do altar. Espantado, procurou o Sacerdote esconder a santa Hóstia e, colocando-a no corporal, encaminhou-se para a sacristia. Entretanto, algumas gotas de sangue caíram nos degraus do altar e no pavimento, e nas pregas do corporal ficou impressa a imagem de Jesus. O povo gritava: milagre! milagre!
Depois da consagração, a substância do pão e do vinho é totalmente mudada no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo. Nada, porém, se vê desta transubstanciação, pois Jesus quis conservar intactas as espécies eucarísticas, isto é, a cor, o sabor, o peso do pão e do vinho. Pela transubstanciação, a substância do Corpo e do Sangue de Cristo substituem então a substância do pão e do vinho.
O Sacramento da Eucaristia encerra o maior e o mais sublime dos milagres da nossa religião. "Preste a fé - canta Santo Tomás - o suplemento ao defeito dos sentidos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.