4 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 131

131) De que maneira a Confirmação nos faz perfeitos cristãos e soldados de Jesus Cristo?
A Confirmação faz-nos perfeitos cristãos e soldados de Jesus Cristo, dando-nos a abundância do Espírito Santo, isto é, da sua graça e dos seus dons.
Era o dia de Pentecostes, o qüinquagésimo depois da Páscoa. Reunidos no Cenáculo com Maria e as santas mulheres, os Apóstolos, em oração, esperavam pela vinda do Espírito Santo. Fizera-lhes essa promessa o próprio Divino Mestre. Foi assim que veio do céu, de repente, um rumor como de vento impetuoso, o qual encheu toda a sala onde estavam. Línguas de fogo pousaram-se sobre a cabeça de cada um deles e ficaram todos repletos do Espírito Santo "e começaram a falar várias línguas, conforme o Espirito Santo lhes concedia que falassem" (Atos, 2,4).
Vê-se na gravura o grande acontecimento representado pelo gênio de Ticiano. Irradia-se do alto um foco de luz, cujos raios desprendem-se da mística pomba, figura do Espírito Santo. Uma incontida alegria invade o coração dos Apóstolos e das santas mulheeres, reunidos em torno de Maria, sua Mestra e Rainha.
A descida do Espírito Santo transformou completamente os Apóstolos. Eram eles antes pobres pescadores, ignorantes e medrosos. Tornaram-se depois mestres do mundo, intrépidos pregadores do nome de Jesus. Selaram todos, com o martírio, o seu ardente amor a Cristo.
Nas almas que recebem o Sacramento da Crisma com as devidas disposições, produzem-se os mesmos prodígios. Além da graça, recebem abundante efusão dos dons do Espírito Santo, conforme diz a oração do ritual, ao se conferir este Sacramento: "Manda, Senhor, para estes teus servos, o teu Espírito Consolador, doador dos sete dons: Espírito de sabedoria e de inteligêncial; Espírito de conselho e de fortaleza; Espírito de Ciência e de piedade e enche-os com o Espírito de teu santo temor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário