5 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 132

132) Que é a Confirmação ou Crisma?
A Confirmação ou Crisma é o Sacramento que nos faz perfeitos cristãos e soldados de Jesus Cristo e nos imprime esse caráter.
Quantas obras primas de arte não inspirou a simpática figura de São Sebastião!
Olha-o neste quadro, amarrado a uma árvore, atingido pelas flechas dos archeiros mauritanos.
Seu semblante traduz a veemência de uma grande dor reprimida. A inclinação do corpo diz que ele se oferece a Deus em holocausto.
Tinha sido ele antes abandonado nas campinas romanas. Recolhido pelos cristãos, que por ele zelavam, o intrépido jovem apresentou-se ao imperador Diocleciano e, mostrando-lhe suas cicatrizes tintas de sangue, repreendeu-o pela sua ferocidade contra os cristãos. Depois disso foi morto a golpes de clavas.
Sebastião era militar e capitão das guardas pretorianas. Servia fielmente a seu Imperador, mas antes de tudo servia a seu Deus. Como cristão, era soldado de Cristo e morreu valorosamente como soldado.
Todo cristão deve militar com denôdo sob as insígnias de Cristo. Pelo Batismo, ele nasce para a vida sobrenatural, fazendo-se cristão, mas ainda é débil e imperfeito.
O Sacramento da Crisma, no entanto, aumenta-lhe a vida sobrenatural recebida no Batismo; torna-o perfeito cristão. A Crisma acrescenta à graça do Batismo uma graça especial, que nos faz chegar à santidade perfeita. Ela consagra-nos perpétuamente como soldados de Cristo e dá-nos força para professar e defender a fé, mesmo à custa da própria vida. "Recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judéia, e na Samaria e até às extremidades da Terra" (Atos, 1,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.