20 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 146 - 2ª Parte

146) É bom e útil comungar freqüentemente?
IIª parte: Sim, é ótimo e utilíssimo comungar freqüentemente, e mesmo todos os dias, contanto que isto sempre se faça com as devidas disposições.
Deus cumulou de bençãos a família de Tobias. Enviou o arcanjo S. Rafael para acompanhar o jovem desde a cidade de Nínive até Ragés, na Média.
"Como havemos de retribuir as gentilezas deste santo homem?" perguntavam-se pai e filho, com a alma transbordante de gratidão. E ter-lhe-iam dado, se fôsse possível, a metade de seus bens. Mas o arcanjo retrucou-lhes: "Bendizei o Deus do Céu e cantai os seus louvores diante de todos, porque Ele usou de misericórdia para conosco". E revelando-lhes seu nome e sua missão, voltou para Aquele que o enviara. Os dois Tobias, tomados de espanto, caíram por terra e ficaram prostrados durante três horas agradecendo e bendizendo a Deus.
Na comunhão não é um mensageiro celeste que vem a nós, mas o próprio Deus, com sua infinita majestade, o Criador do Céu e da terra, o nosso Redentor. É necessário recebê-lo com as devidas disposições, para que sua visita nos seja frutuosa. As disposições necessárias são a graça de Deus e a reta intenção, evitando-se tanto a vanglória como a leviandade na preparação e na ação de graças. A alma que vai receber ou já recebeu o Filho de Deus em seu coração, deve sentir necessidade de se recolher e de cantar-Lhe os mais ternos hinos de gratidão e de amor.
"Nós Vos louvamos, Vos bendizemos, Vos glorificamos... Senhor Deus, Rei dos Céus... Cordeiro de Deus, Filho do Pai" (Liturgia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.