24 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 149

149) Que é a penitência?
A penitência ou Confissão é o sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo.
No tempo em que Jesus viveu, havia em Jerusalém, ao lado da porta das ovelhas, uma piscina miraculosa. O anjo do Senhor a ela descia de vez em quando e agitava-lhe as águas. O primeiro doente que nela mergulhava após o movimento das águas era curado.
Uma infinidade de pobres enfermos detinha-se quase constantemente sob os pórticos desse recinto. Entre esses, ocorreu a Jesus encontrar um, que há trinta e oito anos espereva pela sua vez. Quando as águas se movimentavam, algum enfermo mais ágil imergia-se na piscina e saía dela curado. Movido de piedade, Jesus disse-lhe: "Levanta-te, toma o teu leito e anda. E no mesmo instante, ficou são aquele homem, e tomou o seu leito e começou a andar" (João, 5,8-9). A piscina milagrosa era símbolo da santa Confissão, que, como água prodigiosa, cura nossa alma da enfermidade do pecado.
Somos tão fracos na prática do bem e vivemos num mundo cheio de insídias e perigos.
Por isso é-nos muito fácil perder a graça de Deus. Eis o motivo pelo qual Jesus, que como Deus tem o poder de perdoar os pecados, instituiu o sacramento do perdão, a fim de nos dispensar os segredos de sua misericórdia. Transmitiu aos Apóstolos, de modo verdadeiramente solene, essa mesma autoridade que Ele recebera do Pai Eterno, de modo que pudessem perdoar os pecados cometidos depois do Batismo.
Foram assim os Apóstolos e os sacerdotes constituídos ministros do divino perdão.
"O Senhor só espera ouvir a tua voz, não para punir-te, mas para perdoar-te" (Santo Ambrósio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário