16 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 143

143) Qual é o jejum que se requer antes da comunhão?
Antes da comunhão requer-se o jejum natural, isto é, total, que se quebra com qualquer coisa que se tome por modo de comida ou de bebida, com exceção da água natural.
É lindo este quadro de Guercino! A alma cristã contempla extasiada a SSma. Eucaristia - pão de vida eterna, capaz, só ele, de saciar o seu ardente desejo de Deus. Recebendo essa luz de paraíso irradiada pela divina Hóstia, ela esquece todos os sofrimentos, todos os atrativos humanos, recupera suas energias e depois adora Jesus Hóstia, seu Deus todo-poderoso. Como o incenso ao se consumir, envolve o altar de nuvens olorosas, assim a alma dá-se toda a Deus, por seu amor se sacrifica e a Ele se imola em holocausto.
A Comunhão aumenta na alma a graça santificante, purifica-a, une-a a Deus, que se torna para ela um penhor de vida eterna. Mas é preciso que d'Ele se aproxime a alma em estado de graça. Infeliz de quem recebesse a comunhão em pecado mortal! "Porque aquele que o come e bebe indignamente - diz S. Paulo - come e bebe para si a condenação (1ª Coríntios, 11,29).
A Eucaristia é o mais augusto dos Sacramentos. Nos outros recebe-se a graça, na Eucaristia recebe-se o próprio Autor da graça. Pelo respeito devido à Eucaristia, a Igreja estabeleceu o jejum eucarístico, nestes últimos tempos grandemente suavizado pelo Santo Padre.
Em um de seus mais belos hinos eucarísticos, Sto. Tomás diz: "Eis o Pão dos anjos, feito alimento dos viandantes, verdadeiro pão dos filhos (de Deus), que não deve ser jogado aos cães (a quem é indigno)!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.